ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

39521/08/2007 a 27/08/2007

Notas

II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Aconteceu em Brasília, entre os dias 17 a 20 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Coordenada pela Secretaria Especial de Políticas para a Mulher  (SPM) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, a II CNPM teve dois objetivos centrais: fazer uma avaliação e uma revisão do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) e discutir a participação das mulheres nos espaços de poder. Para tal, foram eleitas 2.800 delegadas nas conferências regionais, municipais, estaduais, distrital e governamental.

 

A II CNPM também contou com a participação de convidadas da Bancada Feminina da Câmara e do Senado, representantes de grandes organismos internacionais, ex-presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, embaixadoras, integrantes das mesas, entre outras. Mais informações: Site: http://www.presidencia.gov.br/ estrutura_presidencia/sepm/.  E-mail: conferenciamulheres@spmulheres.gov.br.

 

3ª Marcha das Margaridas

Brasília também recebeu, nos dias 21 e 22 de agosto, cerca de 50 mil trabalhadoras rurais vindas de vários pontos do Brasil para a terceira edição da Marcha das Margaridas. – Contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Organizada pela Contag e CUT, contando com várias parceiras, a Marcha é, conforme documento das trabalhadoras, “uma ação estratégica das trabalhadoras rurais para garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta” e tem como temas centrais questões como soberania e segurança alimentar e nutricional; terra, água e agroecologia; trabalho, renda e economia solidária, entre outros.

 

Neste contexto, Vera Guedes, educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, lembra que a pauta com as reivindicações das trabalhadoras rurais foi entregue ao presidente Lula em 25 de julho. “As trabalhadoras esperam que tanto o governo federal quanto os estaduais assumam as reivindicações apresentadas”. No site da Contag estão disponíveis spot de rádio e o vídeo das Margaridas. Confira: www.contag.org.br/ margaridas/index.php - materiais de divulgação.

 

Movimentos realizam caravana em defesa do Rio São Francisco

Uma caravana nacional contra a transposição do Rio São Francisco e por uma nova estratégia de desenvolvimento para o semi-árido brasileiro teve início no dia 19 de agosto em Belo Horizonte. A caravana, que conta com um grupo de conhecedores do São Francisco e do Semi-Árido, percorrerá 12 cidades de 11 Estados, com o objetivo de levantar o debate sobre os impactos da transposição do São Francisco na sociedade, na academia e entre parlamentares do executivo e do legislativo.  Mais informações com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) Nacional: (62) 4008-6406/6200. Site: www.cptnacional.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca