ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

39414/08/2007 a 20/08/2007

Notas

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

O Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria informa: próximo ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, domingo, 17 de agosto, a ONU anuncia que o grande território da Região Nordeste, o norte de Minas Gerais e parte do Estado do Espírito Santo estão ameaçados por este processo. Atualmente, cinco áreas do País, incluindo os municípios cearenses, avançam na desertificação: Gilbués, no sul do Piauí; a região do Seridó, localizada entre os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, onde 20 municípios sofrem com os efeitos degenerativos do solo; e Cabrobó, em Pernambuco, com mais 22 municípios castigados.

 

Segundo o Esplar, acredita-se que sejam necessários entre 200 mil anos (e isso dependendo do solo e do clima) para a renovação de apenas 2,54 centímetros da camada superior do solo degenerado – e os gastos, conforme contabiliza a ONG Contas Abertas, ficariam para o governo federal em torno de R$ 1 bilhão a serem aplicados nos próximos 13 anos. Em 2003, foi lançado o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN Brasil) e os gastos foram de apenas R$ 3,5 milhões. Saiba mais: www.esplar.org.br. Tel.: (85) 3252-2410. E-mail: esplar@esplar.org.br.

 

Documentário A Vale é Nossa

Movimentos sociais e entidades que participam da Campanha A Vale é Nossa lançaram no final de julho o documentário sobre o Plebiscito Popular pela anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce, realizado em maio de 1997. Em três partes, o filme está disponível no site da Campanha. O Plebiscito sobre a Vale está previsto para acontecer no período de 1º a 7 de setembro. Assista o documentário e veja artigos e orientações para o Plebiscito: http://www.avaleenossa.org.br/. Outras informações também estão disponíveis no site da Abong, box Assembléia PopularMutirão por um novo Brasil: www.abong.org.br.

 

Lançamento nacional do Le Monde Diplomatique

Já está nas bancas de todo o país a edição brasileira do jornal francês Le Monde Diplomatique. Com periodicidade mensal, o jornal tem como objetivo ser uma publicação reflexiva, que vá além dos fatos. “Um novo olhar sobre o mundo. Um novo olhar sobre o Brasil” é o que propõe a versão nacional do Le Monde Diplomatique, cuja edição brasileira contará com o conteúdo editorial do original francês e também com análises e debates produzidos no Brasil. O Le Monde Diplomatique Brasil tem a responsabilidade institucional do Instituto Pólis (SP). “Porém, seu lançamento aconteceu graças ao esforço coletivo de várias pessoas e organizações que acreditam no papel social de discussão que o jornalismo pode e deve ter”, divulgou a ONG. Mais informações, com a equipe de Comunicação do Instituto Polis: (11) 2174-6800. Site: www.polis.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca