ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

54704/08/2016

COLUNA | De Olho na Abong


Conheça a seguir as agendas de atuação da Abong no mês de julho.



Penúltima aula do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos da Abong no RS trata da importância do Marco Regulatório para as OSCs

 

No dia 05/07, aconteceu mais uma aula em EaD (Educação à Distância) do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos com foco na nova parceria entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Estado (Lei 13.019/2014). O tema desta aula foi a importância do Marco Regulatório para o fortalecimento das OSCs e teve como base o vídeo da aula inaugural do Curso.

 

A iniciativa é uma parceria entre Abong e duas de suas associadas em Porto Alegre - Camp (Centro de Assessoria Multiprofissional) e IDhES (Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais). Articulado e lançado ainda em 2015, o Curso teve como objetivo repercutir a implementação da nova lei no seio das OSCs. As aulas presenciais se encerraram no dia 28 de junho. Em formato EaD, em 12 de julho. Ministrado por Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, o Curso foi realizado na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS).

 

Uma nova edição está sendo organizada para ser realizada no Camp, em Porto Alegre, no segundo semestre de 2016. A ideia é repercutir a experiência nacionalmente, tanto em módulos presenciais, quanto em EaD, a partir das Direções Estaduais da Abong a fim de ampliar este processo de difusão do Marco Regulatório das OSCs.

 

 

Abong se reúne com presidente da Frente Parlamentar em Defesa das OSCs

 

No dia 05/07, Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong; Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia; e Nicolau Soares, coordenador do Observatório da Sociedade Civil; representaram a Abong em reunião com o deputado federal Nilto Tatto, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das OSCs. O encontro teve como objetivo refletir sobre os próximos passos da Frente diante do cenário político atual.

 

 

CF da Plataforma MROSC se reúne em Brasília para pensar Encontro Nacional de Signatários

 

No dia 06/07, aconteceu, em Brasília (DF), reunião do Comitê Facilitador (CF) da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil. A atividade teve como objetivo discutir o IV Encontro Nacional da Plataforma MROSC, que acontece em Brasília nos dias 29 a 31 de agosto. Participaram da reunião representantes da Abong, Observatório da Sociedade Civil, Fundação Esquel, União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS), Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI).

 

O IV Encontro Nacional da Plataforma MROSC terá como objetivos centrais a retomada do engajamento das entidades, buscando novas formas de participação e articulação. Além disso, é fundamental definir os próximos passos da agenda do Marco Regulatório, levando em conta os avanços conquistados, como a aprovação da Lei 13.019, e a nova conjuntura política. Saiba mais aqui.

 

 

Abong-PE realiza reunião com associadas no Estado

 

A Abong-PE realizou sua reunião estadual com associadas do Estado no dia 07/07, em Recife. Coordenado pelas membros da Direção Estadual da Abong em Pernambuco Emanuela de Castro, Sylvia Siqueira e Alessandra Nilo, o encontro teve ainda a participação de Evanildo Barbosa, membro da Direção Executiva da Abong.

 

Dialogar sobre agendas e atuação da Abong-PE foi o foco desta reunião, que teve como encaminhamentos:

 

  • dar continuidade à incidência junto à Casa Civil de Pernambuco sobre a emenda parlamentar para a formação com os/as conselheiros/as da sociedade civil e também sobre a implementação do MROSC no Estado e continuar com os diálogos a respeito do MROSC e os Conselhos (está prevista a realização de encontro com associadas e organizações que têm interesse no assunto para traçar estratégias de ação);

 

  • realizar diálogo com associadas sobre percepção da conjuntura nacional e sua relação com a atuação da Abong-PE para a segunda semana de agosto de 2016.

 

 

Abong participa do Fórum Político de Desenvolvimento da União Europeia e da Assembleia Geral da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e Caribe

 

Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, esteve na Guatemala para participar do Fórum Político de Desenvolvimento da União Europeia e da Assembleia Geral da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e Caribe.

 

Realizado nos dias 7 e 8 de julho, o Fórum Político de Desenvolvimento da União Europeia reuniu multiatores da América Latina e Caribe e produziu reflexões tais como o reconhecimento dos avanços na região, não somente na dimensão econômica, mas também no ambiente político e na defesa de direitos; a crítica ao não enfrentamento por parte dos governos das questões estruturais que sustentam o atual modelo de desenvolvimento excludente, socialmente injusto e ambientalmente insustentável; a corrupção como um problema endêmico de nossa sociedade e que perpassa não só o ambiente político partidário, mas toda lógica da gestão capitalista e a urgência de movimento no sentido da denúncia e condenação de todos os agentes que perpetuam estas práticas em todos os níveis; a desigualdade e não a pobreza como centro da questão: o problema não é a pobreza, mas a riqueza; entre outras.

 

A Assembleia Geral da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e Caribe, realizada nos dias 9 e 10 de julho, teve como pontos de sua pauta: contextos da América Latina e prioridades da MESA; institucionalidade da Articulação; projetos do FIP (Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs); Agenda 2030; espaços de articulação, entre outros.

 

 

Abong marca presença no VI Fórum da Internet no Brasil

 

Entre 11 e 13 de julho, aconteceu o VI Fórum da Internet no Brasil, em Porto Alegre (RS). Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, representou a entidade no Terceiro Seminário: Internet para Outro Mundo Possível, realizado no dia 12, no âmbito do evento. A mesa procurou apontar quais temas e reflexões são urgentes debater para aprofundar o uso e acesso à Internet, de acordo com os princípios formulados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, alinhado à perspectiva das mudanças necessárias no mundo.

 

 

Abong-RJ realiza encontro de seu GT de Comunicação

 

Aconteceu no dia 14/07, reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação da Abong-RJ. O GT está em construção.

 

 

Seminário discute MROSC no Acre

 

No dia 15/07, Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, e Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, estiveram presentes em seminário sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) realizado em Rio Branco (AC). Organizado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre e pela Rede Acreana de Mulheres e Homens, entidades associadas à Abong no Estado, o evento teve como objetivo contribuir com o debate local acerca do marco previsto na Lei 13.019/2014, que regula a relação entre a administração pública e as Organizações da Sociedade Civil, junto a organizações e gestores públicos diretamente envolvidos na relação de parcerias.

 

 

Direção Estadual da Abong em São Paulo reúne associadas no Estado

 

A Abong-SP realizou reunião com associadas à Abong no Estado a fim de dar as boas vindas às organizações recém associadas Escola de Governo, Instituto Democracia e Sustentabilidade e Viração Educomunicação, bem como promover diálogo sobre as atividades da Abong em São Paulo e pensar coletivamente o enfrentamento do atual cenário socioeconômico e político brasileiro.

 

 

Encontro de associadas à Abong na Bahia e no Sergipe debate MROSC e Incentivos Fiscais e Doações

 

Nos dias 28 e 29 de julho, aconteceu, em Salvador (BA), o Encontro das Associadas à Abong na Bahia e no Sergipe. Eliana Rolemberg e Damien Hazard, membros da Direção Estadual da Abong na Bahia, estiveram à frente da organização do evento, realizado pelo Colegiado da Abong na Bahia. A atividade teve como objetivo promover momento de atualização sobre o contexto, favorecer o debate sobre fortalecimento institucional das Organizações da Sociedade Civil, além de debater o Planejamento Estratégico Institucional da Abong e o planejamento anual da Abong-BA/SE, a fim de definir pautas prioritárias de atuação conjunta. Participaram cerca de 30 representantes de organizações associadas à Abong nos dois Estados.

 

Além de momento de análise da conjuntura, o evento contou com atualização sobre a regulamentação da Lei 13.019, feita por Eliana; debate sobre o projeto PROEXT, apresentado pela Universidade Federal da Bahia com OSCs da Plataforma Bahia; além de palestra de Nailton Cazumbá, do CRC Bahia e membro do GT MROSC, sobre Incentivos Fiscais e Doações.

 

 

Abong-TO realizou reunião estadual com associadas

 

Aconteceu no dia 26/07, em Palmas (TO), reunião das associadas da Abong-TO.

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca