ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

54801/09/2016

COLUNA | De Olho na Abong

Conheça a seguir as agendas de atuação da Abong no mês de agosto.

 

 

Abong realiza seminário sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil em parceria com Defensoria Pública do Rio de Janeiro

 

Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, representou a Associação no Seminário “Conhecendo o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, realizado no dia 01 de agosto, na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DP/RJ). A iniciativa foi uma parceria entre Abong e DP/RJ na perspectiva da agenda de monitoramento e incidência política implementada pela Abong em torno da regulamentação da Lei 13.019, que passou a regular as parcerias entre Estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Também participaram do evento Lais Figueiredo, assessora da Secretaria de Governo Federal; Denise Dora, da Ouvidoria Geral da DP/RS e do Fórum Justiça; e Fabio Amado, defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH). Pedro Strozemberg, ouvidor-geral da DP/RJ, foi o mediador da atividade.

 

 

Abong debate criação do CONFOCO na Bahia

 

No dia 02 de agosto, representantes de organizações da sociedade civil baianas estiveram reunidos/as em Salvador (BA) para discutir a criação do CONFOCO (Conselho de Fomento e Colaboração) que será criado no Estado. O instrumento está previsto na Lei 13.019/2014, que passou a regular parcerias entre Estado e OSCs. Organizado por Eliana Rolemberg e Damien Hazard, membros da Direção Estadual da Abong na Bahia, e outros/as membros do Colegiado Baiano da Abong, o encontro contemplou discussão sobre critérios para a composição do CONFOCO BA pela sociedade civil. A Abong esteve bastante representada por suas associadas no Estado: CESE, Vida Brasil, CECUP, FASE BA, SASOP, CRIA, ELO e GAPA BA. Também participaram representantes de entidades não filiadas: Cáritas Regional, Visão Mundial, RENAS BA, UNICAFES, Fórum Baiano de Economia Solidária e APAE.

 

 

Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial se reúne em Salvador para preparar atividade extensiva ao FSM 2016 Montreal

 

Damien Hazard, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, representou a Associação em reunião do Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial (FSM) realizada em Salvador (BA) no dia 03 de agosto. O objetivo do encontro foi socializar a participação baiana e brasileira no FSM 2016 Montreal, realizado entre 9 e 14 de agosto, e organizar o evento de extensão que aconteceu em Salvador nas mesmas datas do Fórum. Cerca de quinze representantes de associadas à Abong, dos movimentos negro, ambientalista, sindical e de organizações comunitárias participaram da reunião.

 

 

Núcleo de Estudos Avançados do 3º Setor da PUC-SP realiza mais uma atividade sobre MROSC

 

Representada pelo membro de sua Direção Executiva Mauri Cruz, a Abong esteve presente no Encontro Temático “A Elaboração de Editais e Planos de Trabalho na Lei 13.019/2014 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”. Realizada pelo NEATS (Núcleo de Estudos Avançados do 3º Setor) da PUC-SP, no dia 04 de agosto, a atividade se somou à série de eventos promovidos na perspectiva de incidência da sociedade civil sobre o processo de regulamentação da nova legislação.

 

 

Abong participa da entrega do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2016

 

No dia 08 de agosto, aconteceu a entrega anual do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2016, pela Câmara Municipal de São Paulo. A Abong integrou a Comissão Julgadora, formada por outras quatro entidades. Beloyanis Monteiro, membro da Direção Estadual da Abong em São Paulo, representou a Associação na entrega do Prêmio, que, desde 1997, tem o objetivo de valorizar e fortalecer projetos de organizações da sociedade civil.

 

 

Fórum Social Mundial 2016 termina com reflexão sobre o futuro do FSM

 

A 12ª edição do Fórum Social Mundial aconteceu entre 9 e 14 de agosto, em Montreal, no Canadá. Realizado pela primeira vez em um país do Norte do mundo, o evento reuniu cerca de 15 mil ativistas e representantes de movimentos, organizações, redes e coletivos da sociedade civil global sob o lema “Outro mundo é necessário e juntos é possível!”. A edição mundial 2016 foi construída em continuidade ao FSM 15 anos Porto Alegre, edição regional que celebrou os 15 anos do Fórum sob a perspectiva de balanço e reflexão em torno de seu futuro.

 

Junto ao Coletivo Brasileiro do FSM, a Abong realizou, durante o evento, atividades autogestionadas sobre mídia, direitos humanos e democracia.

 

O Conselho Internacional (CI) do FSM se reuniu em Montreal nos dias 14 e 15 agosto. Fizeram parte da agenda do encontro discussões sobre a recusa de cerca de 400 vistos do Sul que impediram a entrada de ativistas no Canadá, reconfiguração do secretariado do FSM, metodologia do evento e definição do próximo encontro do Conselho, a ser realizado em Porto Alegre, em janeiro de 2017. Uma moção de repúdio à recusa dos vistos do Sul foi assinada pelos/as membros do CI presentes na ocasião.

 

 

Abong-PE realiza reunião com associadas no Estado

 

No dia 15 de agosto, a Direção Estadual da Abong em Pernambuco reuniu representantes de associadas no Estado para debate de agendas locais de atuação.

 

 

Reunião da Plataforma MROSC da Bahia discutiu sua participação no IV Encontro Nacional da Plataforma MROSC

 

No dia 19 de agosto, em Salvador (BA), a Abong-BA esteve representada em reunião da Plataforma MROSC Bahia. O objetivo do encontro foi preparar participação no IV Encontro Nacional da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que aconteceu entre 29 e 31 de agosto, em Brasília (DF). A reunião também oportunizou discussão sobre a composição do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração da Bahia (CONFOCO-BA).

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca