Mobilização de recursos

Mobilização de recursos2019-04-12T16:24:42+00:00

A sustentabilidade financeira é um desafio constante para quem decide encarar a aventura de construir uma OSC. Nesta seção, listamos fundações, institutos e outros potenciais financiadores do Brasil e do exterior.

Além disso, reunimos abaixo editais de financiamento mais recentes. Dê uma olhada e veja qual deles se encaixa na missão de sua organização!

Prêmio Desafio de Acesso à Justiça

Prazo de inscrições: 26 de abril

Área: Premiação pioneira que tem como objetivo promover iniciativas de organizações da sociedade civil e pessoas físicas na defesa de direitos e promoção do acesso à Justiça para o fortalecimento da cidadania e direitos humanos no Brasil. No total, são R$ 100 mil disponíveis para os vencedores deste 1ª Desafio de Acesso à Justiça – Instituto Mattos Filho.

Prêmio Respostas para o Amanhã

Prazo: 17 de junho

Área: Educação; o Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.

ONU Mulheres recebe propostas em edital

Prazo: até as 11h59 do dia 18 de janeiro

Área: Eliminação da Violência Contra Mulheres; as organizações que enviarem propostas devem ser lideradas por mulheres ou promoverem os direitos das mulheres. Serão apoiadas iniciativas com o recurso que varia de 50 mil a 1 milhão de dólares, cerca de 170 mil a 3 milhões e 700 mil reais, aproximadamente.


Itaú Social e Fundação Carlos Chagas lançam edital de financiamento de pesquisas sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental

Prazo: prorrogado até 12.12.2018

Área: Educação; apoiar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a superação dos desafios da etapa de escolarização do 6º ao 9º ano.


Fundo Brasil de Direitos Humanos: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Prazo: até 18h do dia 28 de fevereiro de 2019

Área: Iniciativas de enfrentamento aos retrocessos no campo dos direitos humanos, com foco em: direitos das mulheres, em especial mulher negra, indígena e de populações tradicionais; defesa à livre orientação sexual e identidade de gênero; defesa do direito à terra e ao território (povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais e povos do campo); áreas da educação, saúde e trabalho.

Fundo Brasil de Direitos Humanos: Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda

Prazo: até 18h do dia 19 de fevereiro de 2019

Área: Combate contra a exploração no trabalho por meio do acesso à educação escolar; incidência política; fortalecimento de estruturas comunitárias locais; capacitação de trabalhadores e trabalhadoras através da promoção de informação.