ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Action2015

Nota pública: alerta Equador

01/10/2010

Expressamos nosso mais profundo respeito à soberania popular do Equador e nosso enérgico repúdio às tentativas golpistas que novamente ameaçam a democracia do continente. Um setor da polícia equatoriana se lançou contra o governo legítimo encabeçado pelo presidente Correa, desatando uma situação de violência que deve ser imediatamente freada e condenada por todos os países da América Latina, a comunidade internacional e as instituições globais.

 

A pouco mais de um ano do golpe em Honduras, a violação da constitucionalidade democrática no Equador por parte de um setor opositor ao presidente Correa, deve impulsionar uma condenação unânime e imediata aos que estão por trás da rebelião e a seus executores e uma defesa irrestrita ao governo democraticamente eleito pela cidadania.

 

A sociedade civil latino-americana chama aos governos de seus países a utilizar todos os mecanismos a seu alcance para resolver este conflito, defender as liberdades e direitos dos cidadãos e cidadãs equatorianos e apoiar o governo do Equador para que restabeleça o pleno controle. Neste sentido, é importante a rápida reação da UNASUR, cuja presidência temporária é, justamente, do Equador.

 

Manifestamos nossa preocupação pela repressão e situações de violação dos direitos humanos que esta rebelião pode provocar, especialmente pelas organizações da sociedade civil que em ocasiões como esta são perseguidas por defenderem a democracia.

 

É indispensável que se utilizem instrumentos da Justiça para sancionar esta grave violação ao Estado de Direito e que os governos da região busquem instaurar, a nível regional, um mecanismo efetivo que condene aos setores antidemocráticos que tentaram impor à força suas posições políticas e seus interesses.


MESA de Articulação de Associações Nacionais e Redes de ONGs da América Latina e Caribe


Comitê de Coordenação: Associação Brasileira de ONGs (ABONG), Asociación Latinoamericana de Organismos de Promoción (ALOP) e Asociación Chilena de ONGs ACCIÓN


www.mesadearticulacion.org

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca