ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond

Fiocruz lança carta aberta criticando mudanças na legislação sobre agrotóxicos

25/02/2014

A Fundação Oswaldo Cruz lançou uma Carta Aberta na última quinta-feira (20) condenando as flexibilizações na lei sobre agrotóxicos no país. Os alvos principais são os projetos de lei 12.873 e o decreto 8.133, ambos de 2013, que facilitam a importação de agrotóxicos em casos de pragas sem precisar passar por avaliação prévia dos órgãos reguladores brasileiros.

 

A nota responsabiliza a “crescente pressão dos conglomerados econômicos de produção de agroquímicos para atender as demandas do mercado e de commodities agrícola” por gerar uma “tendência de supressão da função reguladora do Estado”.

 

Por fim, a fundação cita que inúmeros estudos internacionais já confirmaram os danos causados aos trabalhadores e comunidades expostas a esses produtos.

Agrotóxicos no Brasil

O professor Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), desenvolveu estudo e apontou que os brasileiros consomem 14 agrotóxicos proibidos no mundo por afetarem a saúde humana.

Pignati analisou 62 mostras de leite materno de mães que tiveram filhos de 2007 a 2010, na Cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e em todas encontrou a presença de agrotóxicos.  Destaca-se o Endosuflan, que prejudica os sistemas endócrino e reprodutivo, presente em 44% das amostras.

 

Fonte: Brasil de Fato

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca