ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Carta da Grande Coleta de Emaús 2015

28/07/2015

Já nos perguntamos qual seja a verdadeira marca da juventude, ontem hoje e sempre? Esquecemos que é liberdade, sonhos, futuro, participação, coerência... vida?

Entretanto a sociedade marca a juventude pela violência, oferecendo discriminação, espinhos, desconfiança, suspeita... As notícias quase sempre são marcadas pela morte e violência!

Certa vez alguém perguntou, ironicamente, numa entrevista: “A um jovem que te assalta na rua vai oferecer uma flor?”

Nós sempre responderemos: “se ele tivesse recebido flores, e não espinhos, desde o seu nascimento, agora não estaria me assaltando! Por isso o perdôo, não o condeno a tantas formas de morte! Gostaria resgatar nele a vida e a dignidade que ainda lhe restam!”

Para a nossa sociedade de consumo só é notícia o jovem infrator, ou então o “herói”, o mito, o campeão do esporte, aquele que inventou o facebook, o herói da novela...! Aquele que alcançou o que para a maioria da juventude será sempre inalcançável!

Para os que desejam uma sociedade diferente, o jovem que, mesmo morando no beco, rala noite e dia trabalhando e estudando... esse é o verdadeiro herói! Esse é o heroísmo que marca a vida da quase totalidade dos jovens, principalmente negros e pobres! Eles devem ser a notícia, a boa notícia para a sociedade!

Os jovens tem direito à diversão, ao esporte, a estar com outros jovens...


Entretanto, o que lhes é oferecido? Praças bonitas e bem cuidadas? Centros de juventude...? Não!

Porque esse direito não é notícia? Porque não incomoda! Não mexe com a emoção nem com a comoção das pessoas “de bem”!

Pedem mais cadeias! Isso para eles é notícia!

O jovem tem direito a uma escola bonita, a uma educação de qualidade, a participar da proposta político-pedagógica, a ter voz ativa na vida de sua escola! Esta deveria ser a notícia, notícia para contribuir na construção de uma geração de jovens cheia de sonhos rumo a novos horizontes!

Quem são os verdadeiros heróis, que merecem ser notícia, na mídia, no coração das pessoas, nos governantes e homens públicos? Enchamos as ruas, as pautas e os orçamentos públicos desta notícia!

Os jovens estão morrendo quando merecem e precisam viver! Morte violenta mas também morte do abandono e da retirada da dignidade pelos poderes públicos e por uma sociedade anestesiada!

Notícias pautadas na vida não dão audiência, mas a juventude merece e exige ser reconhecida como marca de vida e vida plena, e não de morte!

 “Levanta-te e anda”, juventude: não se deixe abater quando dizem tudo de mal contra ti! Reaja diante de tanta mentira e mostra a verdade, a tua verdade! Conquiste seu espaço na vida da dignidade! Lute por seus direitos e sonhos! Serás a verdadeira notícia! A notícia dos novos horizontes que estás a alcançar!

Fonte: Movimento de Emaús

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca