ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil

Plataforma nacional Dhesca averigua denúncia em cadeia feminina

28/07/2010

Nesta terça-feira (27), a Plataforma Dhesca Brasil, articulação nacional de direitos humanos, foi a Pernambuco para investigar denúncias de maus tratos e violações aos direitos fundamentais em cadeia feminina no município de Verdejantes. A visita foi motivada por denúncias da sociedade civil. Tais denúncias alertam para a existência de bebês dormindo no chão com as mães, ausência de defensores públicos ou advogados de defesa para a quase totalidade das mulheres ncarceradas e desrespeito às condições elementares de saúde, entre outras. A relatora da Plataforma Dhesca responsável pela missão no estado, após a visita, articulará as autoridades responsáveis da região, com o objetivo de eliminar ou mitigar as violações de direitos encontradas.

Esta já é a segunda denúncia realizada pelo movimento de mulheres em relação a cadeia. Há dois anos, um diagnóstico elaborado pelas organizações não governamentais Grupo Curumim, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central e pelo Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás identificou: superlotamento das celas, nas quais também estão crianças; algumas presas já estavam com penas cumpridas e aguardam há meses pela liberação; deficiência na atenção à saúde como falta de medicamentos e relatos de doentes que aguardaram dias por atendimento profissional, entre outros.

A Plataforma Dhesca Brasil compõe a coordenação do Projeto Monitoramento em Direitos Humanos no Brasil, que articula a construção do Contra-Informe da Sociedade Civil sobre o Cumprimento do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC). Redigido a partir de consultas públicas organizadas em todo o território nacional, esse relatório é o principal instrumento de pressão sobre o governo brasileiro frente ao Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas quanto à implementação do PIDESC nas políticas públicas do Brasil.

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca