ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil

SOS CORPO convida para encontro de mulheres de terreiros

26/07/2010

Com o objetivo de afirmar e fortalecer a identidade das mulheres de terreiro, a Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco realizará de 28 a 30 de julho, o IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro. O evento acontecerá no Centro Cultural Rossini Alves Couto (Avenida Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista, Recife). A participação é destinada, prioritariamente, para mulheres de terreiros, que estão sendo convidadas e informadas sobre o encontro.

A estimativa é reunir cerca de 400 participantes e a programação abrange palestras, debates, grupos de trabalho e plenária. Quarta-feira, 28 de julho, a partir das 9h, haverá a abertura religiosa e política. Na quinta, 29 de julho, às 9h, o Ministro  de Promoção de Políticas da Igualdade Racial do Governo Federal, Dr. Elói Ferreira de Araújo, fará palestra sobre a análise de conjuntura e desafios para o segundo decênio do século XXI.

Em 2010, ano eleitoral no Brasil, o IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro irá enfatizar a discussão sobre a democracia - para dentro e para fora dos terreiros. Assim, serão temas das mesas de debates: "A contribuição das mulheres de terreiro na construção da democracia e do conhecimento" e "A democracia interna nas organizações das mulheres de terreiro nordestinas - construindo e partilhando nossa organização". No último dia do encontro (30/07), será lido documento intitulado Recado das Mulheres de Terreiro aos Políticos, com os desejos e perspectivas dessas mulheres para o o segundo decênio do século XXI.

Com foco no empoderamento das mulheres de terreiro, em suas força e incidência políticas, o Encontro chega à quarta edição. A ideia é trabalhar uma variedade de temas ligados ao cotidiano e vida destas mulheres, possibilitando trocas de experiência entre elas para que possam crescer coletivamente. A aproximação com o feminismo e com o movimento de mulheres, além da luta por políticas públicas e a defesa do controle social, também permeiam o contexto do evento.

Atualmente, as mulheres negras e de terreiros são invisibilizadas e esse fato decorre da sociedade de base patriarcal, machista e racista em que vivemos. Para elas, o sofrimento e as discriminações são acumuladas, já que são mulheres, negras e de terreiros. Portanto, o encontro e o diálogo entre estas mulheres são fundamentais para fortalecê-las como sujeitos políticos e transformadores na luta pelo fim da discriminação, do racismo e de todas as formas de preconceito.

O IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro conta com o apoio dos seguintes parceiros: SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Prefeituras dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Paulista; Ministério Público de Pernambuco (MPPE); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Social Brasil África (ISBA); Uiala Mukaj - Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco; Oxfam; Coordenadoria Ecumênica de Serviço da Bahia (CESE/BA); Grupo Curumim; Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe); Maracatu Leão da Campina.

Serviço

IV Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro
De 28 a 30 de julho de 2010
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto (Avenida Visconde de Suassuna,
99, Boa Vista, Recife)
Horário: 8h30 às 17h Veja a programação completa aqui.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca