ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Action2015

Acción realiza concurso de ensaios sobre democracia para jovens

05/10/2010

Levante sua voz, compartilhe suas ideias e participe da democracia! Envie seu ensaio sobre a democracia e ganhe a oportunidade de assistir a uma das maiores reuniões de líderes mundiais da democracia.

 

A Red Mundial de la Juventud del Movimiento para la Democracia (MMJD)(www.wymdonline.org), uma rede de jovens do Movimiento Mundial para la Democracia (www.wmd.org), tem o prazer de anunciar o lançamento de um Concurso Global de Ensaios. Quinze seminifinalistas (três de cada região: Ásia, Europa Central e Oriental, Oriente Médio e Norte da África, América Latina e Caribe e África Subsaariana) serão anunciados no dia 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos) e terão seus ensaios publicados no site do MMJD.

 

Dois ganhadores globais serão convidados a participar da próxima Reunião Ministerial da Comunidade de Democracias em Vilnius, Lituânia, em julho de 2011 (www.community-democracies.org). Dos ganadores globales serán invitados a participar en la próxima Reunión Ministerial de la Comunidad de Democracias en Vilnius, Lituania, en julio de 2011. (www.community-democracies.org)

 

Perguntas

A democracia foi praticada de diferentes maneiras e em diferentes contextos. Cremos há valores universais fundamentais e aspirações democráticas de que todos compartilhamos, que vão mas além das nossas diferenças, apesar de vivermos em culturas diferentes, falarmos idiomas diferentes e comermos alimentos diferentes. O propósito deste concurso de ensaios é dar destaque o compromisso pessoal da juventude com a democracia, por meio da promoção de um pensamento crítico sobre o papel dos jovens na democracia e para conectá-los com os movimentos da democracia mais ampla. As questões planejadas para dar continuidade a este objetivo se fundem no concurso de ensaios para desafiar aos jovens a escrever sobre suas perspectivas sobre a democracia e sua compreensão sobre o ativismo, em particular sobre sua própria história.

 

Se pede que os ensaios respondam ao menos a uma das seguintes perguntas:

1. De que maneira os jovens contribuíram com a participação democrática em sua comunidades? Coloque em destaque algumas das estratégias e ferramentas utilizadas. Que diferença fez o esforço?

 

2.Os novos meios de comunicação e redes sociais estão se tranfosrmando em ferramentas populares para a organizaão comunitária. De que maneira você e sua organização têm utilizado os novos meios de comunicação para promoção da democracia? Quão efetivas têm sido e quais obstáculos você tem enfrentado para utilizá-las?

 

3. Que práticas vocês crê que são exemplos de proteção de ativistas de direitos humanos ou uma violação em seu país que não são abertamente reconhecidos como tal? Quais são, na sua opinião, as justificativas para isso e como podem replicar-se no caso de um bom exemplo, ou serem freadas no caso de um mau exmeplo?

 

4. De quais novo fatores podem se utilizar os ativistas de direitos humanos em seu país para expandir a visão direitos humanos? Como foram tratados estes temas no passado?

 

Petições

Por favor, enviem seus ensaios antes do dia 18 de outubro de 2010, Dia Mundial da Juventude pela Democracia, em um documento de word. O formato para a entrega deve ter uma polegada de margens de cada lado, texto com duplo espaçamento, fonte times new roman tamanho 12.

 

Também deverão ser enviados no corpo do e-mail o nome completo, idade, sexo, endereço e telefone. Não escreva estes dados no arquivo do ensaio. O texto pode ser apresentado em inglês ou em espanhol. O ensaio deve ter mais de duas mil palavras. Os autores não podem ser menores de 18 anos nem maiores de 30. Enviar para wymd.lac@gmail.com. Para enviar por fax, envie para +1.202.378.9889 e lembre-se de colocar os dados na folha inicial.

 

Prazos

Dia 12 de agosto de 2010: lançamento do concurso de ensaios

Dia 18 de outubro de 2010: fim do prazo para enviar os textos

Dia 10 de dezembro de 2010: anúncio dos 15 semifinalistas

Janeiro de 2011: publicação dos ensaios seminifinalistas no site do MMJD

Fevereiro de 2011: anúncio dos ganahdores globais

Júlio de 2011: ganahdores mundiais assistem à Reunião Ministerial da Comunidade pela Democracia

 

Processo de correção

Os trabalhos apresentados serão availados por comitês regionais, cada um deles escolherá três semifinalistas que serão anunciados no Dia dos Direitos Humanos. Se necessário, o comitê regional traduzirá os três ensaios ganhadores para o inglês para publicá-los no site. Os ensaios serão avaliados com base nos critérios: composição, clareza, criativdade e sentido prático.

 

Os ensaios devem se basear em experiências pessoaos e devem ser uma obra original. Por favor, não usem fontes externas sem citá-las corretamente.

Prêmios

 

Os ganhadores globais receberão um patrocínio para cobrir gastos relacionados à sua participação na Reunião Ministerial da Comunidade pela Democracia. Os 15 semifinalistas terão os ensaios publicados.

 

Mais informações sonre o concurso nos site www.wymd.org, ou pelo e-mail ceciliah@ned.org.

 

O concurso tem patrocínio da Fundação Hurford

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca