ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Chamada Nacional Voz dos Adolescentes recebe inscrições até 31 de agosto

20/07/2010

Neste ano, o projeto Voz dos Adolescentes, desenvolvido desde 2002 pelo Instituto Internacional para o desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, traz como novidade a Chamada Nacional Voz dos Adolescentes. A iniciativa tem o objetivo de estimular o exercício do protagonismo juvenil e reconhecer as ações dos jovens. As inscrições tiveram início no dia 25 de junho e seguem até 31 de agosto.

 

Diego Marinello, assessor de projetos do IIDAC, disse que a ideia é identificar adolescentes protagonistas do Brasil e reconhecer suas ações, tanto para servir de exemplos para outros jovens em outras cidades, quanto para não desestimulá-los. "Estimular a participação cidadã do adolescente é mostrar que ele tem o direito, agora, de exercer seu protagonismo e construir o futuro. Eles [adolescentes] não precisam esperar ser adultos para fazer alguma coisa", ressaltou.

 

Ele informou que adolescentes de qualquer grupo e que atue em qualquer atividade, com idade entre 12 e 18 anos, de todas as regiões do Brasil podem participar, tanto na categoria individual, quanto em grupo. Segundo ele, assim que a inscrição é feita, os adolescentes já estão participando do projeto, já que eles recebem uma senha de cadastro com a qual podem começar a descrever suas atividades no site www.vozdosadolescentes.org.br.

 

Com a participação na Chamada Nacional os adolescentes terão a oportunidade de fortalecerem suas ações, já que estarão integrados por meio de uma rede nacional, compartilhando experiências e iniciativas de protagonismo juvenil. Por meio do Portal Voz dos Adolescentes, os participantes têm a chance de divulgarem suas ações em nível nacional e internacional, entre agências e organizações de desenvolvimento humano do mundo inteiro.

 

"As iniciativas dos adolescentes podem ser desenvolvidas até 30 de setembro. Depois disso, faremos a sistematização e análise das ações e 30 delas serão selecionadas para fazer parte da publicação de resultados da Chamada Nacional 2010, que deve ser publicada até dezembro deste ano", relatou.

 

Durante o projeto, os adolescentes podem contar com o material de apoio disponível no site, com dicas de protagonismo, suporte na elaboração de atividades e outras, ou com o auxílio da equipe Voz dos Adolescentes que atende pelo telefone gratuito: 0800-644-1218.

 

Como exemplo de iniciativas de protagonismo dos adolescentes, Diego disse que já se cadastraram no projeto, grupos como o coletivo de jovens que atua na área do meio ambiente. Segundo ele, estes adolescentes atuam na educação ambiental, por meio de oficinas e palestras. Outros exemplos são de grupos de prevenção do HIV/Aids e grupos de resgate cultural. Usando a criatividade, os adolescentes podem desenvolver oficinas, momentos culturais, blitz, entre outras ações.

 

A Chamada Nacional Voz dos Adolescentes edição 2010 vai ao encontro do Ano Internacional da Juventude, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que começa oficialmente em 12 de agosto deste ano. Com o tema "Diálogo e entendimento mútuo", a finalidade da ONU é promover práticas de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade.

 

Para integrar os adolescentes participantes da Chamada à agenda proposta pelo Ano Internacional da Juventude, as iniciativas desenvolvidas por eles no projeto do IIDAC e UNICEF deverão estar relacionadas com algum dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os gêneros e a autonomia da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

 

Mais informações pelo site, pelos telefone 0800-644-1218 e (11) 3054-1829, ou pelo e-mail contato@baraodeitarare.org.br.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca