ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Décima Primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe

13/07/2010

No dia de ontem, mulheres negras e mulheres indígenas presentes, provenientes de vários países, construíram uma agenda de lutas, com vistas a defesa de nossos interesses comuns nesta Conferência. Bem como assinalaram a necessidade de dar continuidade ao diálogo e à parceria para além das conferências, numa ação constante e produtiva.

O documento final do Fórum feminista inclui nossas demandas comuns.

Agora, no início da Conferência governamental, teremos pela primeira vez entre os discursos de abertura, a saudação feita por por uma representante da sociedade civil da América Latina e Caribe - Analba Brasão, secretária executiva da Articulação de Mulheres Brasileiras. A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe é um órgão subsidiário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), convocado com caráter permanente e regular com frequência não superior a três anos, para identificar as necessidades regionais e sub-regionais das mulheres, apresentar recomendações, realizar avaliações periódicas das atividades realizadas em cumprimento dos acordos e planos regionais e internacionais sobre o tema, e proporcionar um fórum para o debate sobre estes assuntos.

O tema da décima primeira Conferência Regional é Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?A CEPAL apresentará um documento de situação no qual se examinam as conquistas e os desafios que os governos da região enfrentam em relação à igualdade de gênero, à luz das interações entre o Estado, o mercado e as famílias, como instituições sociais construídas por meio de políticas, instituições, leis, usos e costumes, que em conjunto estabelecem as condições para renovar ou perpetuar as hierarquias sociais e de gênero. Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?, é a pergunta que se apresenta e à qual se tenta responder a partir da perspectiva dos direitos humanos das mulheres, que constituem o parâmetro que a comunidade de nações fixou para impulsionar e medir os avanços quanto à igualdade de gênero.

 

A décima primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe será celebrada em Brasília de 13 a 16 de julho de 2010.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca