ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Beyond

Seminário em Pernambuco discute os efeitos colaterais da terapia anti-HIV

14/10/2010

O Grupo de Amigos na Luta Contra a SIDA pela Qualidade de Vida (ASQV), com apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS, realiza na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, o 1º Seminário da Lipodistrofia em Pernambuco -
Discutindo os efeitos colaterais da Terapia Anti-HIV. Dentre os efeitos colaterais do tratamento contra AIDS, está a lipodistrofia que significa alteração na gordura, causando acúmulo ou perda de gordura em áreas localizadas do corpo. O encontro, que acontece das 8h30 às 18h, no Canarius Palace Hotel, em Boa Viagem, Recife, é restrito para participantes já inscritos.

O principal objetivo do seminário é discutir temas relacionados aos efeitos do tratamento contra a doença nos pacientes que vivem com HIV, bem como refletir sobre os desafios do movimento social que luta contra a epidemia do estado e sobre as políticas públicas nesta área.

Como palestrantes, médicos, gestores públicos, professores universitários e militantes do movimento de luta contra AIDS em Pernambuco. Na quinta à tarde, a educadora do SOS Corpo, Simone Ferreira, representando a Coordenação Colegiada da Articulação AIDS em Pernambuco, fará palestra sobre as estratégicas do movimento social da AIDS em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário está dividido em quatro mesas. A primeira será dedicada às palestras de gestores e representantes da Coordenação de DST/AIDS da Secretária Estadual de Saúde e da Prefeitura do Recife. Serão apresentados índices de infecção por HIV/AIDS no estado, a faixa etária mais afetada, população mais atingida, a terapia antiretroviral e seus efeitos colaterais. Também serão abordados os índices da infecção no Município do Recife e as políticas de enfrentamento à feminização da doença e a questão do credenciamento do Hospital de Referência para o Tratamento da Lipodistrofia em Pernambuco.

A segunda é intitulada Mesa da Saúde, na qual médicos e especialistas irão falar sobre efeitos colaterais da Terapia ANTI-HIV a partir das combinações dos medicamentos, cirurgias reparadoras, importância do atendimento
psicológico. Infectologista e pneumologista do Hospital Otávio de Freitas e psicológo falarão sobre esses e outros temas.

Qualidade de vida é o eixo central da terceira mesa, que vai discutir projetos de tratamentos complementares, como atividade física, programas nutricionais, direitos humanos e assistência social, além da experiência da ASQV, que visa apoiar e fortalecer o enfrentamento da situação em que vivem as pessoas soropositivas.

A sociedade civil e o movimento social AIDS em Pernambuco é a pauta da quarta e última mesa. Este momento é dedicado às análise das ações estratégicas do movimento social da AIDS em Pernambuco e das políticas públicas para o enfrentamento da epidemia no  estado e no município; avaliação do SUS.

 

ASQV

O Grupo de Amigos na Luta Contra a SIDA pela Qualidade de Vida foi instituído em Pernambuco no ano de 1999, quando dez pessoas vivendo com o vírus HIV, pacientes do DIP (setor de atendimento do Hospital das Clinicas
da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) uniram-se para reivindicar melhorias no atendimento aos pacientes portadores do HIV, por observar mudanças na estética corporal desses pacientes, que estavam fazendo o Coquetel Combinado de Medicamentos para o enfrentamento da doença.

Serviço

1º Seminário da Lipodistrofia em Pernambuco - Discutindo os efeitos
colaterais da Terapia Anti-HIV
Data: Quinta-feira, 15 de outubro de 2010
Horário: Das 8h30 as 18h (com intervalo para almoço e lanche)
Local: Canarius Palace Hotel (Rua dos Navegantes, 435, Boa Viagem,
Recife-PE)

Fonte: SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca