ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil

Fórum Empresarial da Rede Nossa São Paulo lança guia de investimento social

15/10/2010

Empresas de São Paulo passam a contar com um apoio estratégico importante para escolher o que, onde e como fazer investimentos sociais na cidade a partir desta sexta-feira (15/10). O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Nossa São Paulo lançam uma espécie de guia para orientar as ações sociais de empresas voltadas para crianças e adolescentes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população como um todo.

 

O lançamento ocorre na manhã desta sexta, no auditório da do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMERCIO,) na Bela Vista. A iniciativa faz parte do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo, e tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e da Fecomercio.

 

Foi escolhido como primeiro projeto piloto fazer propostas para crianças e adolescentes devido ao impacto que esse segmento traz na qualidade de vida de toda a população. O documento apresentado nesta sexta justifica que deixar de investir neste segmento amplia as desigualdades sociais e gera os seguintes riscos para a sociedade: a perpetuação da pobreza; o desperdício e ineficiência de gastos públicos; o comprometimento da qualidade da força de trabalho; o aumento da violência; o não cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e de diversos compromissos internacionais com a justiça social.

 

As propostas de investimento para as empresas priorizam as áreas da capital onde meninos e meninas convivem com os piores indicadores de qualidade de vida e ao mesmo tempo não há previsão de investimento da prefeitura até 2012. Para elaborar as propostas de investimento,  houve um cruzamento de indicadores organizados pela Rede Nossa São Paulo, de consultas realizadas pelo Unicef com moradores de comunidades populares e das metas da Agenda 2012 da prefeitura.

 

O documento traz orientações sobre que tipo de investimento social deve ser feito e como deve ser feito, dividido por três faixas etárias: de zero a seis anos, de 7 a 14 anos e de 15 a 18 anos.

 

Foram selecionadas quatro comunidades prioritárias, em distintas regiões da cidade, tendo como critério o fato de ostentarem indicadores sociais ruins, ao mesmo tempo em que apresentam um processo de articulação entre moradores e organizações locais:


Zona Leste – Jardim Aricanduva  (Distrito: Aricanduva)
Zona Norte –  Anhanguera  (Distrito: Anhanguera )
Zona Centro/Oeste – Jaguaré  (Distrito: Jaguaré )
Zona Sul – Nova Aliança  (Distrito: Parelheiros)


Sobre o Fórum

O Fórum Empresarial tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade por meio da mobilização de empresários. Desde maio, o site do fórum reúne as práticas e os projetos já desenvolvidos em diversas áreas temáticas e, atualmente, conta com o cadastro de mais de 30 empresas, além de sete empresas que apoiam a iniciativa com recursos financeiros.

 

Fonte: Rede Nossa São Paulo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca