ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • MCCE

Movimento Nossa São Paulo lança “Plataforma Cidades Sustentáveis”

05/07/2010

O Movimento Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (presente em cerca de 40 municípios do País), organizações apartidárias e inter-religiosas da sociedade civil, convidam para o lançamento “Plataforma Cidades Sustentáveis”, uma publicação que apresentará múltiplas práticas de sustentabilidade urbana em vigência em diversas cidades do mundo.

 

O objetivo é contribuir com o debate eleitoral e com os programas dos candidatos para as eleições deste ano, a fim de promover maior qualidade de vida nas regiões urbanas, onde vivem 85% dos brasileiros.

 

O evento de lançamento do material em versões impressa e eletrônica será realizado no dia 21 de julho, das 10h30 às 12h30, no Teatro Anchieta – Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245, em São Paulo.

 

Na ocasião, será proposto aos candidatos ao Governo e ao Senado Federal pelo Estado de São Paulo presentes a assinatura de uma carta-compromisso para uma gestão pública fundada no desenvolvimento justo e sustentável nas cidades, baseado em experiências de sucesso já existentes em outras partes do planeta. Os candidatos poderão fazer uso da palavra por cerca de 10 minutos.

 

O evento ainda vai contar com a participação de Sérgio Abranches,  cientista político, pesquisador de Ecopolítica e comentarista da rádio CBN.  Abranches vai falar sobre o tema "O imperativo da sustentabilidade: nações, cidades e empresas sustentáveis".

 

Entre as experiências abordadas na publicação haverá práticas sustentáveis em diversos temas, como energia e mobilidade. Um dos exemplos descritos é um programa de energia solar desenvolvido em uma cidade de 3 milhões de habitantes na China, que resultou em uma economia anual de 52.860 toneladas de C02.

 

Outros exemplos são os planos de mobilidade sustentável aplicados nas cidades das regiões de Lion (na França) e de Barcelona (na Espanha). As medidas implantadas nestas práticas se basearam na participação de diversos segmentos sociais, além dos governos locais, e  trouxeram expressiva melhora na eficiência e cobertura do transporte público, assim como a  ampliação do uso de veículos com energia limpa (bicicletas e bondes, por exemplo).

 

Por favor, confirme presença pelo e-mail zuleica@isps.org.br

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca