ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Action2015

Veja a programação da Semana Nacional Pela Democratização da Comunicação

20/10/2010

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), juntamente com comitês do FNDC e outras outras entidades da sociedade civil, está organizando a 4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que ocorre de 18 a 25 de outubro. A semana não foi escolhida por acaso, pois em 17/10 é comemorado o Dia Internacional pela Democratização da Comunicação.

 

A Semana possui programação diversificada pelo país e cada coletivo estadual montará a sua agenda de acordo com o que foi resolvido em reuniões anteriores. Para Luciana Silvestre, integrante da coordenação executiva da Enecos, a semana oportuniza que o grande público tome conhecimento dos temas discutidos por essas entidades. "Através desta data, chegamos a outros públicos, que não possuem conhecimento das nossas ações por não aparecerem na grande mídia", afirma.

 

As programações variam muito de estado para estado, porém, a democratização da comunicação é tema central em todas. Faltando alguns dias para o início das atividades, quatro coletivos já divulgaram o que irá acontecer durante a semana. As datas de duração do evento também variam de acordo com os objetivos de cada estado.

 

Pernambuco

Os organizadores do evento optaram por estender as comemorações, iniciando a programação no dia 6/10 e definindo como data de encerramento o dia 17/10. Logo na abertura da semana, foi promovido um debate sobre juventude, ética e comunicação. As atividades seguiram com debates, seminários e encontros. O marco do dia 11 foi uma roda de diálogos com o objetivo de fazer a análise crítica da propaganda. De 12 a 15/10 acontece um evento de submidialogia. Para o último dia está previsto um ato público de mobilização pelo Dia Internacional de Luta pela Democratização da Comunicação.

 

Espírito Santo

No Espírito Santo, a quarta edição da Semana pela Democratização da Comunicação contará com debates sobre a "Criminalização dos Movimentos Sociais pela mídia". Além disso, ainda estão programadas oficinas de produção alternativa (contra-propaganda), exibição de filmes e intervenções. Porém, para garantir que a discussão não fique restrita apenas à semana comemorativa, será promovido pelas entidades locais um Fórum de Mídias Alternativas, com o objetivo de divulgar as produções do circuito alternativo no estado.

 

Bahia

Os baianos também não deixarão a data passar em branco. Com programação prevista para a semana dos dias 23 a 27/10, as celebrações incluem debates introdutórios sobre democratização da comunicação/opressões e qualidade de formação em escolas e universidades. Durante o dia 26, ocorrerá um intensivo de discussões no Teatro Gregório de Mattos. Para o último dia estão marcadas diversas ações que agregam rádios comunitárias, audiovisual e música.

 

Maranhão

Assim como na Bahia, a semana marcada para discutir democratização da comunicação ficou entre os dias 23 e 27/10. Os eventos prometem passar por diversos âmbitos da comunicação, desde rádios, teatro, TV digital, cinema, software livre, até a opressão nos meios de comunicação. No dia 17/10 haverá um ato público e no dia 21/10, serão realizadas oficinas de Leitura Crítica da Mídia.

 

Obtenha mais informações sobre a semana acessando http://www.ciranda.net/sedeco

 

Fonte: Ciranda Internacional de Comunicação Independente

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca