ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil

Seminário debate o direito de crianças de não serem afastados de suas famílias biológicas

29/06/2010

Para disseminar a ideia de que o investimento na família é a melhor opção para proteger crianças e adolescentes que vivem em situação de violação de direitos, será realizado dias 28 e 29 de junho, o I Seminário Estadual Pró-Convivência Familiar e Comunitária do Tocantins. Durante o evento, serão apresentadas experiências positivas desenvolvidas no acompanhamento à família de origem e que visem evitar a separação e institucionalização de crianças e adolescentes em situação de risco. Profissionais e especialistas vão também examinar o panorama da região Norte, em especial do Tocantins, discutindo medidas de acolhimento, tais como, família acolhedora, casa de passagem, casa lar, abrigo e república.

 

Promovido pelo Governo do Estado de Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins, em parceria com o Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, o seminário vai apresentar o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). O documento foi aprovado pelo governo federal, em 2006, e prevê 136 ações de proteção aos direitos dessa faixa etária. De acordo com Claudia Cabral, coordenadora do GT Nacional e diretora-executiva da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), é função do GT não só articular como replicar experiências, multiplicando seus efeitos.

 

Além de Claudia Cabral, falarão especialistas de diferentes partes do país. Entre eles, Aparecida Rodrigues, assessora técnica do Departamento de Proteção Social Especial, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), e Márcia Cristine, da Associação Curumins, de Fortaleza. O seminário acontecerá no auditório do Palácio Araguaia (Praça dos Girassóis, s/n). O evento conta com o apoio da ABTH, Instituto C&A, Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

O GT Nacional

Criado em 2005, por iniciativa da Terra dos Homens e do Unicef, o GT Nacional vem realizando encontros em todo o país para debater e disseminar modalidades alternativas à institucionalização de crianças e adolescentes e incentivar a criação de políticas públicas com foco efetivo no apoio à família. Até 2009, o GT congregou 48 organizações governamentais e/ou não-governamentais, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O projeto GT Nacional é desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e o Instituto C&A. O evento a ser realizado em Palmas será o 19º promovido pelo GT Nacional. Mais informações: www.gtnacionalpcfc.org.br.

 

Serviço

I Seminário Estadual Pró-Convivência Familiar e Comunitária do Tocantins

Dia: 28 (8h às 12h30) e 29 de junho (8h30 às 18h)

Local: auditório do Palácio Araguaia

End.: Praça dos Girassóis, s/n ? Palmas/TO

Informações: (63) 3219-1973/1927 /E-mail: protecaoespecial@setas.to.gov.br

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca