ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Debate Reforma Política com os pré-candidatos ao senado federal por São Paulo

25/06/2010

A Escola de Governo de São Paulo, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Sesc São Paulo, Revista Fórum e All TV, convidam para o debate sobre a reforma política, com aos pré-candidatos ao Senado Federal por São Paulo. O evento será realizado no dia 29 de junho às 19h, no Teatro Anchieta – Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245.

 

Na maioria das vezes quando se fala em Reforma Política, na verdade está se falando de reforma do sistema eleitoral brasileiro. Inclusive desta forma é tratada a Reforma Política dentro do Congresso Nacional brasileiro. Porém, quando se pensa em reforma política de forma mais ampla, ela ganha outras questões fundamentais, que não estão somente na maneira como se vota e como se organiza a eleição e os partidos.

É por essa razão que, dentre as reformas essenciais para o aprofundamento da democracia brasileira, uma reforma política ampla, democrática e participativa é necessária. Não avançaremos neste sentido sem esta reforma.

 

Algumas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os movimentos sociais, por meio da Plataforma dos Movimentos Sociais para a Reforma do Sistema Política Brasileiro, vêm se mobilizando e fazendo propostas.

 

A proposta (www.reformapolitica.org.br) fundamenta a discussão em cinco eixos essenciais para a democratização do Estado brasileiro:

 

1) Fortalecimento da democracia direta;

2) Fortalecimento da democracia participativa;

3) Aprimoramento da democracia representativa;

4) Democratização da informação e comunicação;

5) Democratização e transparência do Poder Judiciário.

 

O Senado, como representante dos estados da federação, deve pautar estas discussões no legislativo e tratar destes temas fundamentais. Sendo assim, como a renovação do Senado Federal será de 2/3 na próxima eleição de outubro, o evento permitirá conhecermos a posição e o compromisso destes candidatos.

 

O debate terá a mediação da jornalista da rádio CBN, Tânia Morales.Por favor, confirme presença pelo e-mail  zuleica@isps.org.br.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca