ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE

Plenário da Câmara dos Deputados recebe o nome de Adão Pretto

24/06/2010

Amanhã (23/6), às 18h, o plenário 9 da Câmara dos Deputados, onde funciona a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, receberá um novo nome. Em homenagem a todos os que lutam por justiça social, o plenário será inaugurado com o nome de Adão Pretto, uma homenagem ao parlamentar camponês que pautou durante toda sua vida pública a Reforma Agrária dentro do Congresso Nacional.

 

Proposta pelos deputados Beto Faro (PT-PA) e Eduardo Amorim (PSC-SE), a nomeação do plenário fará parte de homenagens que serão feitas a Adão Pretto neste mês pelas comissões às quais se dedicou.

 

"Adão Pretto faz parte da nossa memória histórica. É um exemplo de coerência e de luta em favor dos pobres do campo. Nos sentimos orgulhosos por termos tido este companheiro nas trincheiras da Reforma Agrária. Ficamos felizes que um Sem Terra seja reconhecido neste Congresso por sua história de vida”, disse José Batista de Oliveira, integrante da coordenação nacional do MST. Na ocasião, a Via Campesina também fará sua homenagem a Adão Pretto.

 

Um lutador

Adão Pretto  foi pequeno agricultor. Iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul.

 

Em 1986, eleito deputado estadual constituinte pelo PT gaúcho, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembléia Legislativa, em 1987, e liderou a bancada estadual do PT. Em 1987, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque. Foi eleito deputado federal por cinco mandatos, sempre defendendo a Reforma Agrária e os direitos humanos.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca