ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Campanha por Bons Tratos de Crianças e Adolescentes é lançada em Petrolina (PE)

25/10/2010

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lança pela 1ª vez no sertão pernambucano a Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes. Em sua 7ª edição, a ação traz o tema "Bons Tratos: Plante essa ideia" e está ligada ao programa "Criança com todos os Seus Direitos", promovido pela União Europeia e a ONG internacional Save The Children. Serão dois eventos: o primeiro no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), às 16h da próxima segunda-feira (25). A campanha estará sendo apresentada também no município de Salgueiro, na sexta-feira (29).

De acordo com o Cendhec, a proposta da campanha de 2010 é conscientizar a população sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei de nº 2654/03, de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), que proíbe o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante em crianças e adolescentes. Como houve recurso para votação em plenário, o texto ainda aguarda discussão e não avançou desde 2006. Em julho deste ano, o Presidente Lula encaminhou ao Congresso Nacional mensagem de novo projeto de lei referente ao assunto, que está sendo apreciado na Camara dos Deputados. 

Participam do lançamento, gestores de escolas, professores e participantes do projeto Mãe Coruja Pernambucana, que contribuirão como multiplicadores para em toda a região. Eles receberão um kit, composto por um pôster e material multimídia, além da revista em quadrinhos A Árvore Sagrada, carro-chefe da campanha. Além disso, será apresentado o hotsite da campanha.

A publicação que tem como personagem principal a menina Florisbela Sorriso, mascote da ação, que embarca junto com a sua família, em uma viagem pelo sertão pernambucano, conhecendo a realidade, por vezes dura, de muitas crianças da região - enquanto leva uma mensagem de paz e esperança. "A ideia de que o diálogo deve tomar o lugar dos gritos e da violência ao educar se perpetua mais facilmente quando o assunto é tratado de forma leve e divertida, como é feito na revista", alegou a coordenadora do Cendhec, Valeria Nepomuceno.

A Campanha Pelos Bons Tratos com Crianças e Adolescentes é desenvolvida desde 2004 pelo Cendhec. É um convite para a sociedade refletir sobre a necessidade de se construir uma nova cultura, combatendo os maus-tratos a partir de mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, que chamem a responsabilidade de todas e todos para a promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca