ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond

Presença feminina na Câmara Federal permanece a mesma após eleições 2010

27/10/2010

A quantidade de mulheres eleitas para a Câmara Federal permanece a mesma após as eleições de 2010. Após o pleito de 2006, 45 mulheres tornaram-se deputadas federais. Em 2010,  apesar de 44 mulheres terem sido eleitas, o Tribunal Superior Eleitoral deferiu mais uma candidatura feminina no Rio Grande do Sul, totalizando 45 mulheres na bancada feminina da Câmara Federal.


Já na Câmara Distrital e Assembléias Legislativas, o número de deputadas foi de 123 mulheres nas eleições de 2006 para 136 no pleito atual. Tais números podem ainda sofrer alterações devido a mudanças nos dados referentes a julgamentos a serem ainda realizados pelo TSE.


Os números indicam um aumento no percentual de deputadas estaduais e distritais, que passa de 11,72% para 12,84%. No entanto, mesmo com as prováveis mudanças no TSE, o percentual de deputadas federais deverá permanecer o mesmo, de 9%. Esse valor é muito inferior àquele esperado inicialmente por especialistas, que previam um aumento de 20% a 40% no número de eleitas. Tal previsão baseou-se nos números recordes de candidaturas femininas este ano.


Região Norte apresenta o maior percentual de mulheres eleitas

Segundo levantamento do site Mais Mulheres no Poder, a região Norte foi a que elegeu o maior percentual de deputadas federais, com 10 eleitas, correspondendo a 15,38%. O menor percentual de mulheres eleitas para a Câmara Federal está na região Sul do país, onde cinco deputadas conquistaram mandatos, perfazendo um percentual de 6,5%.


No caso da eleição para as Assembleias Legislativas dos estados brasileiros e do Distrito Federal, a região Norte obteve o maior percentual de deputadas estaduais e distritais eleitas. Foram 29 mulheres, correspondendo a 15,68% do total de eleitos. O menor percentual de eleitas está na região Centro Oeste, com 8,85% de mulheres nas Assembleias Legislativas.


Mulheres eleitas no Senado Federal

Para o Senado Federal foram eleitas oito mulheres, correspondendo a 14,81% do total de novos senadores. Elas representam os estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Pará, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo. O número de mulheres no Senado será agora de 12 ou 13, de um total de 81 parlamentares. Este ano, 33 candidatas concorreram a uma vaga ao Senado Federal.

 

Confira aqui a relação das mulheres eleitas por Unidade da Federação.

 

Fonte: Observatório Brasileiro de Gênero

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca