ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Shabab FM: a história da primeira rádio comunitária da Palestina

08/11/2010

Shabab, em árabe, quer dizer juventude, palavra chave para entender o êxito da primeira emissora que conseguiu uma licença não-comercial na Palestina. A rádio, com pouco tempo de existência já tem, de acordo com estudos da Universidade de Bir Zeit, a Rádio Shabab, 37% da audiência nas imediações de Ramala.

 

Francesco Diasio, diretor da Agência Multimidiática de Informação Social AMISNET, contou à AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias) a história da rádio nascida com apoio da cooperação europeia e da União da Juventude Palestina. Leia abaixo.

 

“Rádio Shabab é comunitária porque a União da Juventude Palestina envolveu mais de 11 organizações na gestão e na produção cotidiana da emissora, principalmente mulheres e outros grupos”, disse Diasio.

 

A chegada da Rádio Shabab FM até a população jovem está relacionada com sua localização, próxima à cidade universitária de Bir Zeit, um dos poucos espaços onde os palestinos da Cisjordânia podem se educar.

 

Para Francieco Diasio, os 37% de audiência é um motivo de orgulho, já que “por isso, pode ser considerada um bom projeto”. E completa: “a população da Palestina tem uma porcentagem de jovens muito grande, a universidade é um pólo atrativo no meio da ocupação militar e da fragmentação política entre o ‘West Bank’ e a Faixa de Gaza. A rádio aglomera os jovens que estão cansados da guerra e da ocupação e que querem pensar no futuro”.

 

A respeito da atual situação política, Diasio adverte para uma crise muito profunda dentro da sociedade palestina, cercada pela ocupação militar,  já que, em sua opinião, a fórmula dos povos e dos Estados é distante, porque, na realidade, não existem dois Estados, mas um só, que é Israel “e um enclave dentro dele”.

 

A Rádio Shabab teve um papel importante no dia 28 de outubro na cobertura do Fórum Social Mundial da Educação, dedicando de uma a duas horas por dia à cobertura do fórum, utilizando a produção AMISNET, mas também ampliando a cobertura em idioma árabe, que é a língua mais falada na região.

 

Fonte: AMARC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca