ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Publicação traz estudo de impacto de associadas à ABONG do Recife

10/11/2010

A ELO - Ligação e Organização - lançou nesta semana a publicação "Na Luta Por Direitos: a contribuição das ONGs para a garantia da implementação de direitos na Região Metropolitana de Recife (1988-2008)", escrita por Dulce Bentes e Vando Nogueira e editada pela EED, em parceria com Cendhec, Cese, Etapas, Fase, SOS Corpo (todas associdas à ABONG) e Diaconia.

 

O livro é o resultado de um estudo de impacto proposto pela EED a seis de suas entidades parceiras com longa história de atuação e apoio a programas na Região Metropolitana do Recife. O estudo, iniciado em 2007, teve como objetivo gerar refleções internas que auxiliem a melhor entender, reforçar e, quando necessário, recontextualizar e redesenhar formas de implementação de suas respectivas missões; bem como ampliar a visibilidade sobre os impactos de sua ação, seja na organização da sociedade civil, seja no aprimoramento das políticas públicas e da democracia em nosso país.

 

Parceria

A parceria entre o Evangelischer Entwicklungsdienst (EED) – Serviço das Igrejas Evangélicas da Alemanha para o Desenvolvimento – e organizações não governamentais atuantes na Região Metropolitanado Recife já perfaz mais de dez anos. Permeia essa longa parceria o entendimento mútuo de que processos de desenvolvimento são complexos e que ações de intervenção visando combater a pobreza e as desigualdades sociais devem ser compreendidas a partir de uma perspectiva de médio a longo prazo.

 

Nesse sentido, é de crescente interesse tanto para o EED quanto para suas parceiras que atuam no nível nacional, como nas de atuação regional e/ou local, procurar identificar qual a contribuição das organizações não governamentais para a promoção do desenvolvimento socioeconômico e político das populações excluídas.

 

Em busca de respostas, as agências de cooperação internacional, como no caso do EED, juntamente com suas organizações parceiras, têm apoiado programas que visam promover o fortalecimento institucional através da qualificação de processos de planejamento, monitoramento e avaliação (PMA), de forma a permitir uma melhor análise do desempenho das ONGs, assim como dos resultadosdos projetos por elas conduzidos.

 

Para além deste esforço, tem crescido a importância de se realizarexercícios avaliativos que procurem sistematizar os processos complexos em que as organizaçõesparceiras estão envolvidas e destacar a sua contribuição e seus principais desafios.

 

É o caso deste estudo, que foi proposto pelo EED a seis de suas entidades parceiras com longa história de atuação e apoio a programas na Região Metropolitana do Recife: Cendhec, Cese, Diaconia,Etapas, Fase e SOS Corpo.

 

Baixe o PDF de Na luta por direitos.pdf.

 

Fonte: ELO

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca