ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

1° Encontro do Observatório de Boas práticas recebe inscrições até sexta

11/11/2010

Com a proposta de promover um intercâmbio de experiências é que será realizado, de 6 a 8 de dezembro, em Brasília (DF), o 1º encontro do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente. Entidades de diversos setores, que atuam na área da infância, e que estejam interessadas em participar do evento, têm até a próxima sexta (12), para inscrever suas boas práticas, através do site: http://www.obscriancaeadolescente.org.br/feira2010/index.php?option=com_content&view=article&id=26&Itemid=4.

 

Podem se inscrever entidades como órgãos governamentais (municipais ou estaduais), conselhos, universidades e organizações da sociedade civil. Serão selecionadas 50 experiências. Os resultados serão divulgados no dia 26 deste mês.

 

De acordo com o coordenador técnico do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto Scharnik, o objetivo é mostrar o que tem sido feito para a garantia e proteção dos direitos infanto-juvenis nos últimos anos. Durante o encontro também será trabalhado o plano decenal e a agenda social para o próximo quadriênio.

 

Segundo ele, a estimativa é que cerca de 700 pessoas, entre gestores públicos dos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e com altas taxas de homicídios, pesquisadores, dirigentes de organizações não-governamentais, entre outros, participem do evento.

 

Sobre as ações que têm sido executadas em todo o país, voltadas para crianças e adolescentes, Gilberto destacou os Sistemas de Abrigo, o Sistema de Garantia de Direitos, que utilizou desde programas de computadores até o trabalho de ONGs para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. Além de programas de prevenção e educação para proteger crianças com risco de vida, campanhas para conscientização e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes e várias outras iniciativas.

 

Durante os três dias do evento serão realizadas palestras, debates, simpósios, fóruns eletrônicos, oficinas, lançamentos de publicações, momentos culturais e outras atividades. "A expectativa é fazer essa mobilização para prestar contas do que foi feito na área e a partir disso, trabalhar no plano decenal, na agenda, promover o fortalecimento das boas práticas e fortalecer também ações e programas em municípios mais vulneráveis", ressaltou Gilberto.

 

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SINPDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNDH/PR), com parceria do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e apoio da rede de ação do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, presente em 12 estados brasileiros.

 

Mais informações através do site: http://www.obscriancaeadolescente.org.br/feira2010

 

Fonte: Adital

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca