ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Action2015

Sem Terra são despejados em Pernambuco

11/11/2010

As famílias de trabalhadores rurais Sem Terra acampadas nas fazendas Consulta e Jabuticaba, localizadas no município de São Joaquim do Monte, agreste Pernambucano, estão sofrendo mais um despejo violento.A situação é tensa na fazenda Jabuticaba, onde nesse momento policiais militares cercam o acampamento.


As duas fazendas são áreas de conflito histórico. Em fevereiro de 2009, dois dias depois de outro despejo violento na fazenda Jabuticaba, um grupo de pistoleiros armados invadiu o acampamento da fazenda Consulta no intento de armar um massacre contra as famílias ali acampadas.


No dia 27 de fevereiro de 2009, com a presença do Ouvidor Agrário Nacional, Gercino Silva, do Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Pernambuco, Abelardo Sandes, e de representante do governo do estado, foi realizado um acordo no sentido de garantir a segurança das famílias acampadas e o compromisso de que, em 30 dias, o Incra desapropriaria uma área para o assentamento dessas famílias.


Quase dois anos depois, em total descumprimento desse acordo e da própria legislação brasileira, o Incra não desapropriou nenhuma área para assentamento das famílias e  o governo do estado não desapropriou a Fazenda Consulta por interesse social. Em decorrência dessa total inoperância, as famílias - que já vivem permanentemente sob ameaça de pistoleiros - sofrem mais uma violência por parte da Polícia Militar.


O MST condena a inação do Incra, do governo do estado e dos órgão responsáveis em resolver um conflito social que se arrasta há mais de seis anos, colocando as famílias Sem Terra sob risco de morte pela ação dos pistoleiros ou da própria Polícia Militar.

 

Fonte: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca