ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP

Dicionário Crítico do Feminismo é traduzido para o português

10/08/2010

Com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e, dessa forma, desenvolver um pensamento crítico feminista que favoreça a emancipação das mulheres e a igualdade na diferença, o Dicionário Crítico do Feminismo traz uma coletânea de rubricas redigidas por autoras(es) especializadas(os) em cada uma das temáticas abordadas. As organizadoras são Helena Hirata, Françoise Laborie, Hélène Le Doaré e Danièle Senotier, que também dividem a autoria dos textos com mais de 30 pesquisadoras/es.

 

O livro é situado em um contexto marcado mundialmente pela dominação das mulheres pelos homens  que, ao longo dos séculos, tem transformado e assumido novas formas que se sustentam e se fortalecem, por um lado, nos códigos sociais estabelecidos há décadas e impostos desde a infância e, por outro, em algumas políticas públicas (sociais, familiares, de emprego).

 

No Recife, o lançamento da publicação será nesta quarta-feira (11/08), às 19h, no Auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife). A socióloga Helena Hirata, uma das autoras e a única brasileira organizadora do livro, irá apresentar o Dicionário e falará sobre temas abordados durante evento de apresentação e autógrafos. Atualmente, Helena Hirata é Diretora de Pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, e pesquisadora visitante no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

 

Originalmente em francês, com o título Dictionnaire Critique du Féminisme, o Dicionário foi traduzido e publicado em diversos países, como Espanha, Japão, Bulgária e Turquia. No Brasil, foi lançado com grande repercussão, nas cidades de Brasília e São Paulo.

 

Aguardado desde o início deste ano, o lançamento na cidade do Recife é uma realização do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE) e do Grupo de Teoria Feminista.

 

Para as/os interessadas/os, o Dicionário Crítico do Feminismo (São Paulo: Editora UNESP, 2009. 342p.) está à venda (R$ 55,00) na Livraria Cultura, no Recife.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Instituto SOS CORPO

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca