ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP

Projeto do CENTRAC planeja atividades para 2011, Ano Internacional dos Afrodescendentes

18/11/2010

Aproveitando a data histórica do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra - o projeto “Juventude Participa!” da Ong Centro de Ação Cultural (CENTRAC) realiza no próximo sábado, das 14h às 17h, a última reunião do ano. O evento acontece na sede do CENTRAC, localizada à Rua Rodrigues Alves, 672, Prata. Os/as cerca de 60 jovens que vem participando das atividades desde o início do ano irão ter um momento de avaliação, ao mesmo tempo em que vão planejar a sua participação nas atividades a serem realizadas pelo CENTRAC até o fim do ano a exemplo da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e das comemorações em torno do Dia Internacional Contra a Corrupção, no dia 09 de dezembro.

 

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou em março de 2010, uma resolução que proclama 2011 como sendo o “Ano Internacional dos Afrodescendentes” e de acordo com Ana Patrícia Sampaio, educadora do projeto, este fato vai ser levado em consideração nas ações previstas para o próximo ano.

 

Em 2010 os/as jovens do projeto participaram de uma série de atividades das quais ajudaram a planejar como o Ciclo de Oficinas sobre temas como oportunidades no mundo do trabalho, gênero e diversidade cultural, comunicação e o curso sobre participação nos orçamentos públicos.

 

Integrantes do grupo participaram ainda de atividades importantes como o Fórum Social das Américas em Assunção no Paraguai (Agosto), o Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília (Agosto) e do Encontro “A Integração Regional na perspectiva das Juventudes do Mercosul” em Lagoa Seca (Outubro). Segundo Ana Patrícia Sampaio, a avaliação das atividades realizadas é mais que positiva: “Se considerarmos os objetivos do projeto, nós entendemos que conseguimos alcançar até mais do que esperávamos, como por exemplo, a inserção de jovens em programas de estágio”.

 

Pela ocasião do ano eleitoral, os/as jovens tiveram a oportunidade de participar de eventos específicos como o Ciclo de Entrevistas com candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, promovido pelo CENTRAC e tiveram acesso a um informativo especial dedicado ao tema das eleições. Puderam ainda participar de atividades da Campanha “Voto Vendido, Povo Vencido” que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou com o apoio do CENTRAC.

 

Juventude Participa!

O “Juventude Participa!” é uma iniciativa que busca promover e incentivar o engajamento político de jovens, principalmente nos espaços de definição das políticas públicas, como conselhos, conferências e etc. O projeto é desenvolvido pelo Programa Juventude e Participação Política do CENTRAC desde o início de 2009 e conta com o apoio da Agência de Cooperação Canadense Desenvolvimento & Paz (D&P) e do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS).

 

Fonte: Centro de Ação Cultural - CENTRAC
Correio eletrônico:aureaolimpia@centrac.org.br, comunicacao@centrac.org.br
Página: www.centrac.org.br

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca