ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Inscrições para concorrer ao Selo de Educação para a Igualdade Racial ficam abertas até o dia 20

18/11/2010

As inscrições para concorrer ao Selo de Educação para a Igualdade Racial, que foram abertas no último dia primeiro, podem ser feitas até 20 de novembro. O Selo de Educação é uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), firmada com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD), a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

 

Na ocasião da premiação, ainda sem data prevista, serão reconhecidas até cem experiências realizadas por Unidades Escolares de Educação Básica, Secretarias de Educação Municipais e Secretarias de Educação Estaduais na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, tendo como foco, a Lei nº 10.639/2003 e o recém aprovado Estatuto da Igualdade Racial.

 

Compõe o Selo de Educação para a Igualdade Racial um conjunto de objetos simbólicos e iniciativas editoriais que visam divulgar e valorizar as experiências vencedoras em âmbito nacional. Entre os objetos estão um estandarte, um diploma e 10 broches oferecidos às instituições como símbolos de distinção. Além desses, as instituições brindadas com o Selo receberão um kit de livros e outros materiais didáticos que auxiliem no processo pedagógico voltado para a implantação das diretrizes da lei 10639/2003.

 

Como forma de compartilhamento e divulgação no circuito educacional do país, as experiências vencedoras serão relatadas no site do Selo na Internet, além de constarem de uma publicação impressa e ilustrada.

 

Poderão se inscrever Unidades Escolares (públicas ou privadas) devidamente cadastradas no Censo Escolar e regulamentadas pelos seus respectivos Conselhos de Educação. A seleção e a premiação serão proporcionais ao número de inscrições correspondentes as seguintes categorias: Instituição de Educação Infantil, Instituição de Ensino Fundamental (Incluindo EJA), Instituição de Ensino Médio (Incluindo EJA e Educação Tecnológica), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação

 

O Selo é um reconhecimento de mérito por ações empreendidas a partir do ano de 2009 na implementação, não só das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, mas também do recém aprovado Estatuto da Igualdade Racial.

 

Seu principal objetivo é contribuir para a construção, em sala de aula, por estudantes e professores brasileiros, do conhecimento que valorize o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África. E que aponte para a riqueza da diversidade cultural como marca característica da sociedade do país, fortalecendo, com isto, a identidade nacional.

 

As inscrições devem ser feita no site www.portaldaigualdade.gov.br , mais informações no telefone (61) 3411-3649.

 

Aos profissionais de imprensa que desejem obter mais informações, segue contato da Comunicação Social da SEPPIR: (61) 3411-3696/3670, seppir.imprensa@planalto.gov.br

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca