ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Action2015

ABONG participa de seminário sobre prevenção de emergências socioambientais

18/11/2010

Debater medidas de prevenção, atendimento e reparação de prejuízos e direitos violados em consequência de desastres socioambientais. Esse é um dos objetivos do seminário que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira, a partir de 9h, no plenário 9 do Anexo 2.


O seminário “Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos paradigmas da prevenção de desastres” é realizado em parceria com várias entidades da sociedade civil e instituições públicas, integrantes do Grupo de Trabalho sobre Emergências Socioambientais, criado no âmbito da CDHM, em outubro de 2009, após a realização de evento similar ao que ocorre amanhã. A ABONG está entre as organizações parceira e estará representada na mesa de abertura por Ivo Lesboupin, membro da direitoria executiva colegiada. 

A programação do evento prevê debates tanto no período da manhã quanto à tarde. Representantes de vários órgãos do poder público, incluindo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério Público Federal, estão entre os expositores convidados.

Segundos dados do GT, pelo menos 50 episódios de grandes proporções (inundações, deslizamentos de terra, secas etc), ocorreram na última década no Brasil, atingindo 5,2 milhões de pessoas, com 1.168 mortes e um prejuízo econômico superior a 3,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 6 bilhões). Em 2008, o Estado de Santa Catarina foi assolado por uma das maiores catástrofes do País. Em 2009, nas regiões Norte e Nordeste, mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas. Em 2010, o Brasil assistiu a mais uma enchente em Pernambuco e Alagoas.

Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da CDHM, o seminário poderá oferecer uma grande contribuição à elaboração e implementação de medidas preventivas em relação às catástrofes socioambientais.

“A Comissão e o Grupo de Trabalho tem debatido intensamente este tema há mais de um ano. Nesse período ocorreu a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, além do debate eleitoral, para o qual foi elaborado um documento propositivo produzido pelo GT e apresentado às candidaturas presidenciais, de modo que avançamos bastante nesta discussão e o seminário ocorre nesse contexto de acúmulo positivo. Temos certeza que as medidas a serem adotadas a partir de agora serão bem mais efetivas em relação aos objetivos desejados”, avalia a parlamentar.


Participação da sociedade

O seminário será transmitido pela Internet (www.camara.gov.br/cdh – link “Ao Vivo”) e durante o evento qualquer pessoa poderá enviar perguntas aos expositores através do e-mail: pergunte@camara.gov.br

As mensagens deverão conter a sigla da comissão (CDHM) no campo “Assunto”. Este é um novo mecanismo de participação popular nos debates do Legislativo, que está sendo inaugurado pela Agência Câmara esta semana, nas atividades das comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura.

 

As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados durante o evento.

 

Para os usuários do Twitter, também é possível enviar manifestações através da página da CDHM no serviço: http://twitter.com/cdhcamara

 

Programação

“Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos paradigmas da prevenção de desastres”

Promoção:
- Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
- GT Emergências Socioambientais

9h: Abertura
- Deputada Iriny Lopes - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)
- Miriam Medeiros de Godoy Farah - Coordenadora de Acompanhamento da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
- Dra. Gilda Pereira Carvalho - Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF)
- Yvo Lesboupin - Representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG)

10h: Painel 1 - Emergências, Meio Ambiente e Direitos Humanos

Moderador: Sr. Victor Jun Arai (Oxfam GB)

1. Mudanças climáticas e seus impactos socioambientais: Ivo Poletto - Assessor e Representante do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social

2. Experiências:
- Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús/SC (ADARB): Tatiana Reichert
- Enchentes na Mata Sul de Pernambuco: Alexsandra Bezerra da Silva

3. Síntese e levantamento das principais questões: Professora Margareth Alheiros (UFPE)

13h30: Exibição de vídeos

14h: Painel 2 - Políticas de prevenção de desastres

Moderador: José Magalhães de Sousa - Cáritas Brasileira

1. Sistema Nacional de Defesa Civil - desafios para os novos tempos: Ivone Maria Valente (Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional)

2. O papel da participação social no sistema de Defesa Civil:. Wanderley Gomes da Silva (Confederação Nacional das Associações de Moradores-CONAM)

3. Análise crítica sobre o Marco Legal de Defesa Civil no Brasil: Deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), Relatora da Medida Provisória 494/2010, sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)

16h30: Leitura e aprovação de documento do seminário

17 - Encerramento


Fonte: Comissão de Direitos Humanos e Minorias – Câmara dos Deputados

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca