ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil

SOS Corpo realiza seminário nacional sobre o tema justiça socioambiental e desenvolvimento

17/06/2010

O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) realizam, de 16 a 18 de junho de 2010, o Seminário Nacional Justiça socioambiental e desenvolvimento: reflexões a
partir do feminismo anti-racista.  O evento reunirá 60 feministas de vários estados brasileiros no Hotel Sete Colinas, em Olinda, Pernambuco. A participação é restrita para pessoas já inscritas.

O Seminário faz parte de um processo de elaboração coletiva do movimento feminista sobre as lutas socioambientais e será uma oportunidade para fazer um balanço de como os projetos de desenvolvimento implantados no Brasil tem impactado no meio ambiente e nas populações, como foco nas desigualdades de gênero e raça.

Dentre os objetivos estão: aprofundar a discussão de feminismo, anti-racismo e justiça socioambiental, articulado às propostas de alternativas à crise civilizatória, com foco no  bemviver ; contribuir para o balanço das políticas públicas no Governo Lula, discutindo os projetos de desenvolvimento; favorecer a articulação do campo de lutas feministas por Justiça Socioambiental.

A programação abrange palestras seguidas de debates sobre temas como Projetos de Desenvolvimento e condições de vida das mulheres e população negra; Água, terra e produção - soluções governamentais e alternativas dos Movimentos Sociais; eminismo, anti-racismo  e Justiça socioambiental: construindo referências teórico-políticas comuns. As palestrantes convidadas são Sílvia Camurça (SOS Corpo,  coordenadora do Fórum de Mulheres de Pernambuco e coordenadora da AMB),  Carmen Silva (SOS Corpo), Guacira Oliveira (Centro Feminista de Estudo e Assessoria - CFEMEA e coordenadora da AMB), Beth Ferreira ( Fórum Cearense de Mulheres e Secretaria Colegiada da AMB), Cristiane Faustino (Instituto Terramar e Fórum Cearense de Mulheres).

Participarão militantes dos agrupamentos estaduais de mulheres ligados à AMB que participaram do Seminário Latinoamericano "Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental", realizado em 2009. O intuito é dar continuidade ao acúmulo e reflexões a partir de uma base de referência comum. No caso de Pernambuco, além de participantes do Fórum de Mulheres, também foram convidadas militantes com atuação na questão urbana e nos movimentos rurais, com destaque para quilombolas e indígenas.


Lançamento de produções do SOS Corpo sobre justiça socioambiental - Durante o Seminário, na manhã do dia 17, haverá o lançamento oficial de vídeo, publicação e programa de rádio sobre o tema justiça
socioambiental. As novas produções do SOS Corpo são o vídeo documentário Sebastianas; a série de programas de rádio Ação Mulher: Justiça Socioambiental no campo e na cidade; e o livro Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental, que sistematiza as reflexões do Seminário de mesmo nome realizado em outubro de 2009.

Na quinta-feira, a partir das 11h, equipe de educadoras do SOS Corpo e integrantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) estarão disponíveis para conceder entrevistas para rádios comerciais e
comunitárias, jornais impressos, emissoras de televisão, sites e blogs.

Serviço

Seminário Nacional "Justiça socioambiental e desenvolvimento: reflexões a partir do feminismo anti-racista De 16 a 18 de junho de 2010 Local: Hotel Sete Colinas (Ladeira do São Francisco, 307, Carmo, Olinda/PE)

Fonte: Assessoria de Comunicação SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca