ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Saúde e Prevenção nas Escolas começou

17/06/2010

Neste domingo (13), começa a IV Mostra Nacional da Saúde e Prevenção nas Escolas e a I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola. Organizado pelosMinistérios da Saúde e da Educação, os eventos serão realizados até o dia 15 de junho. Este ano, o tema é “Tecendo redes para a promoção da saúde e educação”. O objetivo é fortalecer redes, parcerias e a integração das ações do programa. Serão discutidas questões fundamentais para promoção de saúde e educação integrais, e qualidade de vida.

 

Marco importante para o Brasil, o Programa Saúde na Escola (SPE) é orientado para as necessidades dos estudantes e baseado nas políticas de atenção e educação integrais. A iniciativa do governo federal tem possibilidade de grande impacto sobre a saúde e a educação dos discentes por meio da parceria entre as redes básicas de saúde e educação dos municípios brasileiros.

 

As ações do SPE cobrem, atualmente, 37 mil escolas, o que representa cerca 6,5 milhões de estudantes. Os jovens participam de atividades de avaliação e atenção das condições de saúde, o que inclui o monitoramento do crescimento e desenvolvimento de acordo com as faixas etárias. São abordados temas referentes a diagnóstico precoce da hipertensão e diabetes, avaliação oftalmológica e auditiva, além de importantes ações de promoção da saúde, como alimentação saudável, atividades físicas, prevenção do uso de drogas e da violência, planejamento familiar, e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a aids.

 

Dessa integração, espera-se dirimir as questões de saúde e qualidade de vida nos centros de ensino, bem como utilizar os temas de saúde nos projetos político-pedagógicos das escolas, estimulando a formação de profissionais de saúde e professores, bem como o protagonismo da juventude pelo direito a saúde.

 

As mostras são uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações unidas para a Infância (Unicef), o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS).

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca