ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Rede Mobilizadores COEP promove oficina online sobre consumo sustentável

29/11/2010

A Rede Mobilizadores COEP vai realizar, de 29 de novembro a 3 de dezembro, a oficina online "Consumo Sustentável", que terá como facilitadora a coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn. O objetivo da oficina é esclarecer o que é o consumo sustentável e qual o papel e a responsabilidade de governos, empresas e cidadãos para a diminuição dos impactos do consumo.


Nos últimos dois séculos, a partir da Revolução Industrial, especialmente nos últimos 60 anos, houve um aumento significativo da produção industrial, da agricultura e do uso de energia, resultando em grande emissão de gases de efeito estufa que aquecem a superfície terrestre – é o que chamamos de aquecimento global. O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas.

Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, ético, consciente, responsável ou sustentável. A ideia desta oficina é justamente debater caminhos e soluções possíveis para que todos possam usufruir de bens de consumo sem que precisemos levar o planeta ao colapso.

De acordo com Lisa Gunn, consumo sustentável não significa consumir menos, mas consumir de forma diferente, mais eficiente. Na sua opinião, “os consumidores devem estar conscientes de que quando fazem compras estão, de fato, exercendo uma responsabilidade social, política e ambiental, que vai além de seus interesses pessoais”.

A oficina abordará temas como sociedade de consumo, os impactos ambientais do consumo, quais as propostas de mudanças nos padrões de consumo, e ainda, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, também aprovada recentemente pelo Governo.


Como participar

As inscrições para a oficina online podem ser feitas de 18 a 24 de novembro, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. Para participar é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site (www.mobilizadores.org.br) e clicar em “Inscreva-se”.

 

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP.

 

Fonte: Rede Mobilizadores COEP

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca