ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma MROSC

CRIA participa de evento para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

30/11/2010

Munidos do pensamento de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado, conforme prega a Constituição desde 1988, os jovens do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) vão mais uma vez exercer sua cidadania no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, durante uma sessão especial no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, às 8h.

 

Na oportunidade, o CRIA irá expor os materiais que já produziu e tratam do tema, como livretos, cartilhas e vídeos nas áreas de cultura, educação, cidadania e saúde sexual e reprodutiva, com ênfase na luta contra a AIDS, e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Alguns exemplos são o vídeo Com Arte sem AIDS, resultado da montagem homônima de 1998; o vídeo Diálogos..., parte integrante do projeto Diálogo na Família: Uma Arte; e a cartilha DST AIDS e Vulnerabilidade.

 

No mesmo local haverá o lançamento do Calendário 2011 – Abraçando a Vida – Crianças com AIDS, da Instituição Beneficente Conceição Macedo - IBCM. Desde 1989, a entidade assiste pessoas em situação de vulnerabilidade social, que vivem e convivem com HIV/AIDS.

 

Educar para prevenir

Em parceria com outras ONG’s, o CRIA promove ações educativas que articulam saúde e cultura com jovens e comunidades sobre os direitos sexuais e reprodutivos. No sábado (27/11), a entidade realizou mais um encontro de formação das famílias dos 74 jovens dos 5 grupos artísticos, com o tema central HIV/AIDS. Em 2010, já foram realizados 4 encontros com famílias que são estimuladas a discutir e refletir sobre a temática.

 

“Nos encontros trabalhamos a proposta do CRIA de formação para as famílias, a pactuação da agenda de formação, relações de gênero, sexualidade na adolescência, saúde e HIV/AIDS”, explica André Barbosa, Orientador da Área de Saúde e de Direitos Sexuais e Reprodutivos.

 

Além de fazer parte do Fórum Baiano de Ongs AIDS - FOBONG, e da ABONG o CRIA é parceiro de várias organizações, dentre elas o Grupo de Prevenção a AIDS - GAPA-BA. “Já participamos conjuntamente da organização de encontros estaduais e nacionais para adolescentes que vivem e convivem com HIV/AIDS, sem falar no alinhamento político em muitos momentos no que tange nossa atuação dentro dos espaços de controle social”, lembra André. Em 1998, o CRIA ganhou Menção Honrosa da C.N. de DST/AIDS – Ministério da Saúde.

 

Dia Mundial 2010

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

 

Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

 

Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS”. (fonte www.aids.gov.br )

 

Serviço

Sessão Especial com o tema: “Dia Internacional de Luta contra a AIDS”

Quando: 1º de dezembro, quarta-feira

Horário: 8h00

Onde: Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador (Praça Municipal).

 

Fonte: CRIA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca