ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Mulheres trabalhadoras ocupam Brasília em luta pela Previdência Social

30/11/2010

São centenas de mulheres trabalhadoras que estão chegando a Brasília, nos dias 1° e 2 de dezembro para realizar um acampamento Paralelo em Defesa da Seguridade Social, durante a I Conferência Mundial sobre Sistemas Universais de Seguridade Social.

 

São trabalhadoras informais das cidades, mulheres negras trabalhando em condições precárias e insalubres, sem proteção social porque estão à margem do sistema contributivo de previdência social: catadoras, ambulantes, feirantes, donas de casa, que realizam o trabalho que sustenta o mundo e até hoje segue sem reconhecimento de seu valor e seus direitos.

 

São trabalhadoras domésticas, vivendo relações de trabalho marcadas pela discriminação, a grande maioria sem acesso à previdência, e ainda hoje com 27 direitos a menos que as demais categorias de trabalhadores(as). São trabalhadoras do campo que produzem a grande parcela dos produtos que alimentam nosso país, com os direitos constantemente ameaçados e muitas vezes não reconhecidos e sem acesso pleno à saúde.

 

Todas essas trabalhadoras fazem parte dos movimentos de mulheres articulados no Fórum Itinerante das Mulheres em Defesa da Seguridade Social (FIPSS), que desde 2007 estão em permanente mobilização, por todo o Brasil, em defesa da proteção social ao trabalho das mulheres, da população negra e dos segmentos hoje inseridos nos setores mais precários do mundo do trabalho e totalmente submetidos a mais absoluta desproteção.

 

O acampamento será realizado na tenda do lado de fora do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias 1° e 2 de dezembro. A abertura do acampamento acontecerá no dia 1º às 14h30.


Fonte: CFEMEA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca