ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • ALOP

Ibase coordena mesas no Fórum Social das Américas

12/08/2010

De 11 a 15 de agosto, representantes de movimentos sociais de países da América Latina e de fora do continente se reúnem na cidade de Assunção, Paraguai, na quarta edição do Fórum Social das Américas (FSA). Em meio a palestras, mesas de debate, lançamento de livros e oficinas, o Ibase marca presença no Fórum com seis representantes e a coordenação de três eventos.

Nesta quinta-feira (12/08), Carlos Tautz, pesquisador da instituição, participa da oficina “O BNDES na América Latina: um novo banco com velhas práticas”, que conta com representantes de Rede Brasil, Via Campesina, Movimento de Atingidos por Barragens, Fórum de Solidariedade ao Peru e Fórum Boliviano sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.  

Na sexta-feira (13/08), o coordenador do Ibase Carlos Aguilar modera uma mesa de discussão no lançamento do livro “Recolonización, bienes comunes de la naturaleza y alternativas de los pueblos”, com a participação da representantes da Universidade de Buenos Aires, Universidade Central da Venezuela, entre outros. 

Por último, na terça-feira (14/08), a coordenadora Fernanda Carvalho participa da mesa “Crise global e novas articulações na América Latina e na África”, moderada pela brasileira Salete Gamba (GRAP), com a participação de representantes do Trust for Community Outreach and Education (TCOE), do Jubileo Sur e da Universidade de Buenos Aires. 

Para Carlos Aguilar, a importância do FSA 2010 reside no fato dele ser “fundamental para fortalecer a mobilização dos países da América Latina para a participação no Fórum Social Mundial 2011 (FSM), a ser realizado em Dacar, Senegal”. 

O IV FSA tem como pauta assuntos como meio ambiente, efeitos da crise econômica mundial, alcances e desafios nas trocas entre países latino-americanos, alternativas de resistência de povos à militarização e dominação imperial, entre outros. Trata-se de um dos eventos do FSM 2010, que este ano ocorre de forma descentralizada, com pelo menos 27 eventos espalhados pelo mundo. O FSM constitui o mais amplo espaço para articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre as dificuldades socioeconômicas, ambientais e culturais do mundo e para a construção de alternativas à ordem neoliberal. 

Mais informações sobre o FSA e o FSM podem ser encontradas nos sites www.forosocialamericas.org e www.forumsocialmundial.org.br.

 

Fonte: do site do Ibase

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca