ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Action2015

Organizações da Paraíba realizam feira para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção

06/12/2010

Na próxima quinta-feira, 09 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção e para lembrar a data a ONG Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB), em parceria com um conjunto de entidades sociais, realizam na Praça da Bandeira em Campina Grande (PB), uma Feira com diversas atividades das 9h às 17h.

 

A feira em Campina Grande faz parte do “Circuito comemorativo em torno do Dia Internacional Contra a Corrupção” que começa já na terça-feira, dia 07, em João Pessoa, com a realização da II Feira da Cidadania no Ponto de Cem Réis (9h às 17h) sob a coordenação do FOCCO-PB e um Ato Público Contra a Corrupção na Praça Venâncio Neiva em Cabedelo (17h às 21h), sob a coordenação da Associação de Cidadania Cabedelense (ACICA).

 

Na quarta-feira, dia 08 de dezembro, acontece uma feira na Praça Lima e Moura no Centro de Guarabira (9h às 17h), sob a coordenação da ONG Serviço de Educação Popular (SEDUP). As comemorações do circuito culminam, na quarta-feira, dia 09, com a realização da feira na Praça da Bandeira.

 

A programação terá panfletagens e adesivagens, atrações culturais como capoeira, hip hop, coral e percussão infantil, teatro do oprimido, voz e violão entre outras. Também ficará a disposição do público, das 9h às 17h, a Exposição “A Corrupção no Brasil”, com 11 cartazes medindo (1,38m X 1m), que trarão dados atuais sobre os malefícios da corrupção e seus efeitos sociais, culturais e econômicos. Diversas barracas estarão montadas com distribuição de materiais educativos sobre o tema, entre elas a dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), que mostrará quanto pagamos de impostos em produtos do nosso consumo diário.

 

A Controladoria Geral da União (CGU) estará disponibilizando computadores e treinamento online para que o cidadão/ã acesse e se cadastre no Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br) para buscar e receber informações sobre como estão sendo usados os recursos públicos. Além disso o FOCCO-PB estará fazendo uma pesquisa com o público sobre o tema da feira.

 

As 15h, haverá o lançamento da Campanha “Combate à Corrupção: nós podemos mudar esta história”, coordenada pelo CENTRAC e apoiada pelo FOCCO-PB e pelas entidades que integram a Feira do Dia Internacional contra a Corrupção. Estarão presentes ao lançamento o Bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, o Coordenador Geral do FOCCO-PB, Rainério Leite, o Chefe Regional da CGU, Jaci Fernandes, e Laudicéia Araújo, Coordenadora do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC, que coordena a Campanha.

 

O objetivo da iniciativa do FOCCO-PB, SEDUP, ACICA e CENTRAC é sensibilizar a sociedade para a importância da parceria do Controle Social com os órgãos de controle na luta contra a corrupção, ressaltando a importância do combate e da prevenção. Bem como chamar a atenção da população para os malefícios causados pela corrupção.

 

Apóiam a Feira do Dia Internacional Contra a Corrupção em Campina Grande as seguintes entidades: Diocese de Campina Grande, Escola de Fé e Política D. Manuel Pereira, União Campinense de Equipes Sociais (UCES), Diretórios Centrais dos Estudantes da UEPB e UFCG, Movimento pela Educação, Conselho do FUNDEB de Campina Grande, Associação de Juventude pelo Resgate à Cultural e Cidadania (AJURCC), Rede de Jovens do Nordeste, Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, Assembléia Popular, Central Única das Favelas de Campina Grande (CUFA), Associação Campinense de Imprensa (ACI), Escola de Administração Tributária (ESAT) e Sociedade dos Amigos do Bairro (SAB) de Bodocongó.

 

Programação

09 de dezembro de 2010 Campina Grande, Praça da Bandeira

 

8h – Montagem da feira

9h – Coral Infantil Zilda Arns

9h30 – Panfletagem e adesivagem nos sinais próximos à Pça da Bandeira

10h – Percussão Infantil “A Mulekada”

11h – Voz e Violão – Rangel Júnior

12h – Intervalo para almoço

14h – Teatro do Oprimido

15h – Lançamento Campanha “Combate à Corrupção: nós podemos mudar esta história!”.

15h30 - Capoeira Escola de Capoeira Afro Nagô

16h - Hip Hop: CUFA Campina

16h30 - Panfletagem/adesivagem

17h – Encerramento

 

Fonte: CENTRAC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca