ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

A universalização da Seguridade Social pública é possível, urgente e necessária!

08/12/2010

Terminou neste último domingo, 5 de dezembro de 2010, em Brasília (DF), a 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. Representantes de 81 países participaram do evento, que reuniu mais de mil pessoas entre delegados, painelistas e ouvintes.

O último dia de Conferência foi marcado pelas deliberações da Plenária Final, que reuniu propostas das Américas, África (do Norte e Subsaariana), Europa, Oriente Médio, Golfo Pérsico e Ásia. Todos/as trabalhando no sentido de "estruturar as agendas políticas pela universalidade do direito à seguridade social nos âmbitos nacionais e internacionais".

Segundo a organização da Conferência, "o momento de crise internacional e nacional exigiu um aprofundamento estratégico da perspectiva universalista e o lançamento de uma agenda internacional que crie uma alternativa de garantia dos direitos humanos em seguridade social no marco de um desenvolvimento humano integral".

Armando de Negri, integrante da Comissão Organizadora da Conferência e representante do Movimento pela Saúde dos Povos e do Fórum Social Mundial de Saúde, já havia dito durante a abertura do evento: "Nós, dos movimentos sociais, temos que reforçar a ideia do “insistencialismo”. Temos que insistir na defesa da Seguridade Social universal; na denúncia da mercantilização da saúde". A Conferência foi organizada pelo Governo Federal, com participação de delegações governamentais e representação de movimentos sociais.  Mas a grande marca do evento ficou nos debates entre os povos e movimentos sociais na perspectiva de defesa Seguridade Social para todos/as, ou, como o diz o lema apontado pelo CFESS Manifesta: “A universalização da Seguridade Social pública é possível, urgente e necessária!”.

Os debates apontaram razões e possibilidades para a construção de Sistemas Universais em seus imperativos democráticos e éticos; os desafios para alcançar a universalização da Seguridade Social; e a definição da agenda política e o debate sobre as estratégias de mobilização para a construção de Sistemas Universais.

Veja o site oficial da Conferência e a cobertura completa do evento

 

Fonte: CFESS

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca