ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Vale do Ribeira realiza I Semana do Meio Ambiente de forma integrada e participativa

09/06/2010

As atividades compartilhadas por diversos municípios se estendem por mais de 15 dias e devem se encerrar em 14 de junho. Caminhadas, passeios ciclísticos, concurso de redação, plantios de mudas, elaboração de planos municipais de meio ambiente estão entre as ações que contam com o envolvimento da população da região.

 

Após uma bem sucedida experiência na VII Semana da Água do Vale do Ribeira, instituições que atuam na região se uniram novamente, desta vez para organizar de forma integrada a programação da 1ª Semana do Meio Ambiente do Vale do Ribeira. As atividades foram iniciadas em 29 de maio e se encerram em 14 de junho, envolvendo 15 instituições parceiras: Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Porto Velho, Campanha Cílios do Ribeira, Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape/Litoral Sul, Conselho de Meio Ambiente de Itariri (Comuma), Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Sul, Parque Estadual Campina do Encantado, prefeituras de Apiaí, Cajati, Cananéia, Eldorado, Itaóca, Itariri, Juquiá, Pariquera-Açu e Sete Barras.

 

A programação inclui palestras, capacitação de professores para atividades em educação ambiental, caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, plantios de espécies nativas, implantação de arborização urbana, elaboração de Plano Municipal de Meio Ambiente, exibição de vídeos do Circuito Tela Verde e campanha de coleta seletiva de lixo.

O Instituto Socioambiental (ISA) participa da programação promovendo o 1º Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas, em Registro, de 7 a 10 de junho. Saiba mais (link). A Campanha Cílios do Ribeira (link campanha), coordenada pelo ISA e pelo Instituto Ambiental Vidágua, integra a semana com diversas atividades:

 

  • Distribuição de mudas nativas: a Campanha Cílios do Ribeira doou 1.000 mudas de espécies nativas variadas, que foram distribuídas pelas prefeituras de Apiaí e Itaóca, durante pedágio ecológico realizado em 29 de maio.
  • Concurso de Redação com o tema: “Enchentes e deslizamentos – prevenir para não sofrer”. Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape/Litoral Sul, o concurso envolveu escolas públicas municipais e estaduais da região. Os alunos vencedores do 1º ao 4º lugar foram premiados no dia 1º de junho, durante solenidade realizada na Escola Estadual Clodonil Cardoso, em Iguape. A Campanha Cílios do Ribeira compôs a Comissão Julgadora que avaliou as redações.
  • Atividades no Quilombo Porto Velho, em Iporanga: em parceria com a Associação local, a Campanha realizará no dia 11 de junho palestra para as crianças da comunidade sobre as matas ciliares e espécies exóticas invasoras e plantará cinco mil mudas de espécies nativas, para recuperação de nascentes. O plantio tem como objetivo ampliar a oferta de água para abastecimento da comunidade e aumentar a área de produção de mel, atividade já desenvolvida no quilombo. No dia 12 haverá encerramento com campeonato de dominó, exibição de vídeos, forró e comes e bebes.
  • Palestra “O Rio e a Mata”: a ser realizada em 14 de junho aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Itariri, nos períodos da manhã e tarde, abordando a situação das matas ciliares no Vale do Ribeira, qualidade da água e importância da restauração.

A Campanha Cílios do Ribeira, em parceria com o Comitê de Bacias, criou um blog para divulgar a programação da Semana e os resultados das atividades, proporcionando mais interatividade. O endereço é http://ambienteribeira.wordpress.com.

 

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Campanha Cílios do Ribeira.

 

Fonte: ISA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca