ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Rede brasileira de cidades ganha movimento em Betim (MG)

14/12/2010

Betim, cidade industrial na região metropolitana de Belo Horizonte, com 377 mil habitantes, é a terceira do estado de Minas Gerais que passa a integrar a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. A capital mineira e Januária também contam com movimentos na rede, que reúne cerca de 40 cidades, com iniciativas já estruturadas ou em processo de articulação.

 

O lançamento do Nossa Betim ocorrerá no dia 15, com a divulgação da primeira pesquisa de percepção com os moradores sobre a cidade, realizada pelo Ibope - uma avaliação sobre a qualidade de vida e os principais serviços públicos disponíveis na cidade. O pensador colombiano Bernardo Toro fará uma palestra sobre os conceitos que inspiram os movimentos por cidades sustentáveis. O evento contará também com a participação de representantes de empresas, de organizações da sociedade civil e dos governos.

 

Sobre o movimento

O Nossa Betim é uma iniciativa que busca mobilizar diversos segmentos da sociedade pelo compromisso de construir políticas públicas com base em um conjunto de indicadores e metas de melhoria contínua da qualidade de vida na cidade. É um movimento autônomo, apartidário e aberto à participação de todos, com o objetivo de promover a corresponsabilidade solidária de toda a sociedade pela promoção do desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável de Betim.

 

A estrutura de gestão do movimento é horizontal e seus integrantes se organizam em grupos de trabalho temáticos, abertos à participação de todos. As iniciativas, estratégias e posicionamentos institucionais são decididos pelo Comitê Gestor, formado pelos fundadores e por representantes dos Grupos de Trabalho, que se encontram periodicamente. Uma secretaria executiva apoia as atividades. Os recursos utilizados pelo Movimento Nossa Betim provêm de pessoas e empresas, como a Fiat Automóveis.

 

Eixos

A atuação do Nossa Betim vai se basear em três eixos de atuação:

 

1.Conhecimento: Criação do Observatório Nossa Betim, com o papel de realizar pesquisas e diagnósticos sobre a qualidade de vida na cidade, que serão amplamente divulgados e discutidos pela sociedade em espaços democráticos de participação, para a definição de metas de desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável.

 

2.Comunicação e Mobilização: Criação de espaços de participação e Grupos de Trabalho para discussão de diagnósticos e construção de metas de melhoria da qualidade de vida. Realização campanhas de Comunicação e atividades de Educação Cidadã, visando a elevação da autoestima dos moradores, a revalorização do espaço público e do sentimento de pertencimento e corresponsabilidade pelo desenvolvimento sustentável da cidade.

 

3.Fórum Empresarial: O Fórum Empresarial Nossa Betim reunirá empresas de diferentes segmentos, para refletir sobre sua relação e contribuição para a construção de uma cidade justa e sustentável e atuar na composição de alianças que contribuam para a gestão eficiente e responsável da cidade.

 

 

Serviço

Evento de lançamento do Movimento Nossa Betim
Data: 15/12, 16 horas
Local: Trianon Centro de Eventos – Av. Edméia Mattos Lazarotti, 4.000; Ingá – Betim/MG

 

Fonte: Rede Nossa São Paulo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca