ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

ABONG participa de reunião da MESA de Articulación latinoamericana, em Buenos Aires

16/12/2010

Diversas atividades reuniram as organizações integrante da MESA de Articulación latinoamericana na Argentina, cujo comitê de Coordenação é integrado pelas plataformas de ONGs do Chile e Brasil, ACCIÓN e ABONG respectivamente, além da ALOP. Nos dias 1 e 2 de novembro foi realizado seu Encontro Anual; e durante o 3 de novembro aconteceu a Oficina Continental sobre o Informe sobre Democracia e Desenvolvimento na América Latina 2009-2010, organizado por ALOP e apoiado pela MESA, e nos dias 4 e 5 ALOP convocou o Seminário “Integração regional e inserção internacional da América Latina frente a crise global: Desafios e alternativas para a sociedade civil”.

Durante o encontro da MESA, foram debatidos a agenda para os próximos anos e os temas chaves que serão discutidos no contexto regional e global. Alguns dos temas abordados foram: Propostas sobre mecanismos de financiamento público para as ONGs; Estratégias de incidência na Agenda Internacional a partir da participação dos integrantes da MESA nos processos como Forum Internacional de Plataformas de ONGs e Forum de Efetividade das Organizações da Sociedade Civil, espaços como o próximo Fórum Social Mundial que será realizado em Dacar, além da aliança com a plataforma francesa de ONGs Coordination SUD e a européia CONCORD.

Na segunda jornada foram lançadas as primeiras propostas para que MESA se envolva numa iniciativa própria sobre “Monitoramento da situação política e processos eleitorais na América Latina” e foi realizado o Seminário sobre Desigualdade no marco da crise global e o cumprimento dos compromissos internacionais.

Participaram do encontro o total de seus integrantes: ABONG; CONGCOOP da Guatemala; Asociação Mundial de Radios Comunitarias AMARC; Latindadd; Plataforma Interamericana de Directos Humanos PIDDH; UNITAS da Bolivia; POJOAJU do Paraguai; Associação Nacional de Centros ANC do Peru; Articulação Feminista MARCOSUR; ANONG do Uruguai; CCONG da Colombia; CEAAL; Associação Latinoamericana de Organismos de Promoção ALOP; Rede Encuentro da Argentina; Proposta Cidadã do Peru; Cries; ADOC-Convergencia do México e a Secretaria Do FIP que é sediada por Coordination SUD. Também participaram da reunião organizações argentinas pertencentes à rede Encuentro e Latindadd, como a Fundação SES.

Dia 3 de novembro, aconteceu o Seminário continental sobre o Informe sobre Democracia e Desenvolvimento na América Latina 2009-2010 da ALOP, no qual foram conhecidos os textos dos capítulos regionais (Andino, América Central e México, Cone Sul e Brasil) e o rascunho do capítulo de balanço político continental elaborado a partir dos resultados da pesquisa com lideranças sociais que servirá de base para a produção do IDD.

A semana terminou com o Seminário “Integração regional e inserção internacional da América Latina frente à crise global: Desafios e alternativas para a sociedade civil”, no qual se discutiram documentos elaborados no marco do Observatório Social das Relações UE-AL, somado às contribuições de outras redes, organizações e palestrantes convidados sobre os temas do meio ambiente, comunicação e financiamento para o desenvolvimento.

 

Fonte: Portal das Plataformas Nacionais de ONGs

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca