ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond

ABONG e FENDH são empossados no CONASP

05/01/2011

A ABONG e o Fórum de Entidades Nacionais de Diretos Humanos (FENDH) foram empossados no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp),  na última quinta-feira (29/12), no Ministério da Justiça, em Brasília. A candidatura conjunta ABONG-FENDH foi a mais votada na categoria fóruns e redes e as entidades dividirão a representação no conselho para o próximo biênio.

 

ABONG é eleita para compor Conselho Nacional de Segurança Pública

Conselho Nacional de Segurança Pública tem papel importante na definição de políticas para a área

 

Durante o ano de 2011, a representação ficará a cargo do FENDH. Já no ano de 2012, a vaga será ocupada por Ivo Lesbaupin, membro da diretoria executiva colegiada da ABONG escolhido para representá-la no órgão.

Na ocasião também foram empossados os demais membros eleitos na categoria redes e fóruns e os nove representantes dos trabalhadores de segurança pública (policiais, agentes penitenciários, peritos e outros), e seis de entidades da sociedade civil. As nove vagas restantes foram preenchidas pelos gestores designados pelo então presidente do Conselho, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Pela categoria organizações da sociedade civil, o Gabinete de Assessoria Jurídica às organizações Populares (GAJOP) – associado da ABONG - tomou posse, através do Membro da Coordenação Executiva Manoel Moraes.

De acordo com Manoel Moraes, “o momento é histórico para o Sistema Único de Segurança Pública –(SUSP) porque permite que haja um Conselho Nacional onde os representantes dos trabalhadores e das entidades gerais e não governamentais fossem eleitos por seguimentos. Logo, dentre os membros da sociedade civil o GAJOP é a única entidade do Nordeste que estará nesse espaço fundamental para a afirmação de uma política pública de segurança no país” afirmou.

 

GAJOP é empossado no CONASP como único representante do Nordeste

 

Também na categoria entidade, outras duas associadas à ABONG foram empossadas, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), em conjunto com o Instituto de Estudos da Religião (Iser).

 

Para Alexandre Ciconello, advogado e assessor do INESC, existe uma demanda social pelo estabelecimento de um sistema de segurança pública diferente do que está em voga atualmente. O Brasil vive uma realidade de altos índices de violência urbana, de extermínio de populações vulneráveis, violência contra a mulher e criminalização dos movimentos sociais. Além disso, nossas polícias ainda trabalham dentro da lógica instituída pela ditadura militar, praticando torturas, execuções sumárias, entre outros atos de violência. “Tudo isso faz com que seja necessário pensar em uma política de segurança pública ligada a políticas de direitos humanos, que seja cidadã e não letal para as populações mais vulneráveis, principalmente para jovens negros e pobres”, afirma.

 

Fonte: Comunicação - ABONG, com informações do GAJOP

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca