ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Convite e nota pública sobre ação militar israelense

07/06/2010

A Universidade Católica de Pernambuco, através da Cátedra UNESCO / UNICAP Dom Hélder de Direitos Humanos e do Instituto Humanitas, e o GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares - convidam para a Celebração Ecumênica em Memória dos Mortos no Ataque do Estado de Israel a Ativistas de Direitos Humanos, próximo à Faixa de Gaza, que se realizará nesta quarta-feira (09/06/2010), às 11h, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco. A celebração será presidida pelo Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, Reitor da UNICAP.

Nota Pública

O GAJOP vem a público declarar sua indignação e repudiar a ação militar israelense da segunda-feira, dia 31 de maio de 2010, que atacou embarcação em missão humanitária e matou e feriu ativistas, dirigidos à Faixa de Gaza. Após uma semana do ataque, chegam mais noticias de mortes.

Os palestinos de Gaza estão em situação de calamidade pela falta de alimentos e dos medicamentos mais básicos desde o início do bloqueio do Governo de Israel com o objetivo de "sufocar" o Hamas, representação
palestina eleita democraticamente.

O princípio da dignidade humana foi flagrantemente violado nesse episódio. Até nas batalhas mais cruéis, um corredor humanitário é permitido. O bloqueio continental e naval praticado pelo Governo israelense contra os palestinos fere todas as regras jurídicas, morais, éticas e causa desconforto e instabilidade às relações internacionais porque os Estados Unidos, maiores aliados de Israel, impedem quaisquer providências contra isso.  

Temos a expectativa de que a mobilização social internacional pode e deve impulsionar as autoridades mais influentes a fim de exigir do Governo israelense uma mudança significativa de comportamento para que então o diálogo entre os povos prevaleça, a solução pacífica das controvérsias se imponha sobre a força e os direitos humanos sejam respeitados.

Pedimos providências internacionais sérias e urgentes para que atentados semelhantes não ocorram novamente. Uma investigação imparcial deve ser instaurada imediatamente.

Convocamos a todas e todos para participarem conosco na quarta-feira, 09 de junho, na capela da UNICAP, às 11 horas, de um ato em favor do diálogo entre os povos e contrário ao bloqueio israelense imposto aos palestinos da Faixa de Gaza, e em memória de Ibrahim Bilgen, Ali Haydar Bengi, Cevdet Kiliçlar, Çetin Topçuoglu, Necdet Yildirim, Fahri Yaldiz, Cengiz Songür, Cengiz Akyüz, e Furkan Dogan.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca