ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • FIP

Mudanças no Código Florestal potencializam riscos de tragédias como a do Rio

19/01/2011

De um lado, a região serrana do Rio de Janeiro enfrenta mais um trágico início de ano, marcado novamente por fortes chuvas, enchentes e deslizamentos de terra que, aliados à falta de planejamento e ações por parte dos governos, já mataram mais de 600 pessoas no Estado. Do outro lado, parlamentares prevêem para fevereiro a próxima votação das mudanças no Código Florestal que potencializam os riscos de novas tragédias.

 

Especialistas em meio ambiente reforçam essa opinião. “Esse certamente não é um fato isolado. A natureza vem dando sinais em todo o país, como em Blumenau, no Vale do Itajaí, no Paraná, na seca do Rio Grande do Sul, em Alagoas, nas inundações em várias cidades do país. Então quando nos posicionamos em defesa da legislação é justamente para impedir que por interesses políticos e de mercado se permita a ocupação de locais inadequados”, alerta Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica.

 

A diminuição das reservas e áreas de preservação permanentes - inclusive nas margens de rios, encostas e topos de morro – e a liberação do desmatamento e construções nessas áreas são apenas algumas das mudanças propostas e que podem gerar a maior ocorrência de acidentes naturais - a exemplo de enchentes, deslizamentos e erosão. O “novo Código” já foi aprovado por uma comissão especial e aguarda votação na Câmara e no Senado. Acesse nosso portal e saiba como ajudar a evitar esse desmonte de nossa legislação ambiental.

 

Fonte: SOS Mata Atlântica

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca