ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond

Movimento Xingu Vivo Para Sempre intensifica campanha contra a hidrelétrica de Belo Monte

21/01/2011

A ideia do Movimento XIngu Vivo Para Sempre (MXVPS) é ampliar o número de assinaturas na petição que está disponível na internet e deverá ser enviada em breve à Presidente Dilma Rousseff e a outros órgãos governamentais como Ibama e BNDES. Veja mais abaixo como assiná-la.

 

A Usina hidrelétrica de Belo Monte, planejada para ser construída na Volta Grande do Rio Xingu, no Pará, para gerar 11 mil MW, vai desviar um trecho de 100 km do rio, prejudicando povos indígenas, agricultores familiares, extrativistas e ribeirinhos. Seca, falta de peixes, perda de biodiversidade, aumento de doenças como a malária, emissão de gases de estufa e dificuldades na navegação fluvial são alguns dos impactos previstos. Deverá ainda inundar uma área de 640 km², incluindo parte da cidade de Altamira.

 

Embora orçada em R$ 19 bilhões, especialistas têm declarado que esse custo por ultrapassar os R$ 30 bilhões e que por todas essas razões não é um projeto economicamente viável. A petição do MXVPS pretende sensibilizar a população e as autoridades e impedir que a usina seja construída.

 

Para assiná-la, clique aqui. A petição foi lançada juntamente com um vídeo narrado pela atriz Dirá Paes, em setembro de 2010, mostrando os desastrosos impactos socioambientais que a construção de Belo Monte poderá causar.

 

Fonte: Instituto Socioambiental

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca