ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

ABONG e associadas participam do Fórum Social Mundial 2011

01/02/2011

Entre os dias 3 e 13 de fevereiro, a ABONG e muitas de suas associadas participarão do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal, e de atividades relacionadas ao evento. A entidade será representada pelos membros da direção executiva Aldalice Oterloo, Damien Hazard, Raimundo de Oliveira e Vera Masagão, e por Isabel Pato, do escritório nacional, em atividades autogestionadas do próprio fórum e em atividades como a Assembleia Geral do FIP (Fórum Internacional de Plataformas Nacionais de ONGS).

 

A Assembleia Geral do FIP acontece entre os dias 3 e 5 de fevereiro, antecedendo o FSM 2011. O FIP - criado em 2008 pela ABONG, ACCION, CONGAD, Coordination SUD e VANI - reúne 82 plataformas nacionais de ONGs e tem como objetivo fortalecer a eficácia e a cooperação internacional da sociedade civil organizada. O objetivo desta assembleia é adotar textos fundantes (Carta de Princípios, regimento interno, condições para adesão), levantar os avanços dos exercícios de diplomacia não governamental, elaborar um plano de ação e discutir a criação de um fundo.

 

Mais informações sobre o FIP podem ser obtidas no site. Uma Agenda da Assembleia Geral também está disponível.

 

Já no FSM 2011, a ABONG participará de três atividades de destaque. A primeira delas será um debate proposto pela Mesa de Articulação sobre a luta contra desigualdades e exclusão. A atividade será realizada no dia 9/2, das 8h30 às 11h30 (horário local).

 

Também no dia 9, será realizado o “Encontro das Plataformas Nacionais de ONGs dos países de língua oficial portuguesa”, no qual a ABONG também estará presente. A atividade acontecerá entre 16h e 19h, também no horário local.

 

A ABONG participa ainda do seminário realizado pelo GRAP (Grupo de Apoio e Reflexão ao FSM) como parte de suas atividades na edição 2011 do FSM. O seminário “A Busca de Paradigmas Alternativos à Civilização Industrial, Produtivista e Consumista e a Agenda da Transformação Social” acontecerá nos dias 8 e 9, das 8h30 às 11h30 (horário local).

 

Associadas

Entre os dias 3 e 6, o CEAPS (Centro de Apoio à Economia Popular Solidária) participa do IV Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social, na Faculdade de Medicina da Universidade de Dacar (veja a programação aqui).

 

Outra associada, a Rede Mulher de Educação, participará das atividades da PWAG (Peace Women Accross the Globe Association) e coordenará uma oficina da APC/PARM (Associação para o Progresso das Comunicações/Programa de Apoio a Redes de Mulheres).

 

O Instituto Pólis de São Paulo também participará da mesa “A Busca de Paradigmas Alternativos à Civilização Industrial, Produtivista e Consumista e a Agenda da Transformação Social” proposto pelo GRAP. Como material de apoio à atividade, o Polis lançou a publicação “Novos Paradigmas de Produção e Consumo”, que pode ser baixada gratuitamente aqui.

 

Associadas à ABONG que também queiram divulgar suas atividades no FSM 2011 podem enviar e-mail para gustavo@abong.org.br.

 

Inscrições

O Fórum Social Mundial 2011, que será realizado no campus da Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar, de 6 a 11 de fevereiro, ainda está com inscrições abertas. Para fazer inscrições individuais, basta acessar o site oficial do FSM 2011. Os preços variam de acordo com o tipo de participante e seu lugar de origem.

 

O FSM 2011 terá em sua programação marcha de abertura, atividades autogestionadas, assembleias de convergência para ação, entre outras atividades. Para baixar a programação completa (em francês), clique aqui.

 

Voluntários

O fórum também precisará de trabalhadores voluntários para ajudar, entre outras coisas, com a comunicação. Os interessados em atuar como intérpretes de línguas africanas, além de Francês, Inglês, Português, Espanhol e Árabe. Os voluntários terão as despesas pagas para atuarem no evento. Mais informações podem ser adquiridas escrevendo para logistique@wsf2011.org.

 

Mesmo os que não conseguirem ir para Dacar poderão participar ativamente do FSM. Basta que redes, movimentos e organizações produzam localmente uma dinâmica de fórum social mundial e divulguem por rádio, internet ou outros meios. Os interessados devem escrever para facilit.espaco.fsm.extendido@gmail.com com as seguintes informações: Local, data, horário, organização proponente, pessoa contato, tema e formato da atividade.

 

Para mais informações, acesse: http://www.forumsocialmundial.org.br/

 

Leia também:

Dacar recebe Fórum Social Mundial 2011

O que está em jogo no Fórum Social Mundial 2011

Vejas aqui as atividades do Fórum Social Panamazônico no FSM 2011

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca