ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Nota repudia a morte de ativista dos direitos homossexuais de Uganda

02/02/2011

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde repudia a morte de David Kato, um dos mais conhecidos ativistas ugandenses na área de direitos dos homossexuais. Ele foi assassinado a pauladas em sua casa na capital, Campala, semanas depois de conquistar uma vitória judicial sobre um jornal sensacionalista que pedia a morte dos gays.

 

Esse crime cruel traz de forma clara características de homofobia que são sistematicamente combatidas em diversos lugares do mundo. Atitudes como essa são inaceitáveis, pois ferem a Declaração Universal de Direitos Humanos. Conforme o artigo II, “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.

 

Sem dúvida Kato teve papel fundamental no enfrentamento ao preconceito e estigma sofrido pela população gay em Uganda. Essa é uma população vulnerável, que precisa ter os mesmos direitos, inclusive à saúde, que os demais. Com certeza, sua coragem, ousadia e espírito combativo nos motivam cada vez mais a continuar a luta contra o preconceito e pelo respeito aos direitos humanos sem fronteiras.

 

Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca