ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Projeto debate papel dos Conselhos nas políticas culturais

18/08/2010

Investigar os conselhos de cultura em sua relação com as políticas culturais e a democracia é o que propõe o projeto Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura, realizado pela Universidade Federal da Bahia, por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) e Ministério da Cultura. Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o projeto apresentará dados e reflexões sobre a situação dos Conselhos de Cultura no país num Seminário reunindo especialistas e conselheiros de todo o Brasil. Este encontro presencial faz parte da construção do amplo diagnóstico dos conselhos de cultura, uma das ações do projeto.

 

Os conselhos de direitos emergem a partir do processo de redemocratização da sociedade brasileira e configuram instâncias eficazes de acompanhamento e controle público do Estado - que tem desempenhado papel relevante na história recente do país. O assunto entrou definitivamente em pauta graças à atuação dos Conselhos de Saúde e Educação e está se consolidando na área cultural, graças às recentes políticas do Ministério da Cultura: a criação do Conselho Nacional de Políticas Culturais e a gestação do Plano Nacional de Cultura (PNC) e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

 

Por que Conselhos de Cultura? – Os Conselhos de Cultura desempenham papel relevante para a execução qualificada do PNC, na medida em que são, por excelência, locais de interface entre governo e sociedade. Além de exercerem o papel de fiscalizar e debater as políticas públicas propostas no Plano, são importantes canais de expressão de demandas e construção de consensos.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca