ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP

Associação cria rede internacional com plataformas de ONGS de mais de 80 países

07/02/2011

A ABONG e mais de 50 plataformas nacionais de ONGs de todo o mundo encontram-se em Dacar, no Senegal, entre os dias 2 a 5 de fevereiro de 2011, para realizar a I Assembleia Geral do Fórum Internacional de Plataformas Nacionais de ONGs (FIP).

 

Leia a cobertura completa do FSM 2011

 

O encontro antecedeu o Fórum Social Mundial de Dakar 2011 (6 a 11 de fevereiro) e foi um marco para a estruturação do FIP como um espaço de intercâmbio e de articulação política para as associações de ONGs de mais de 80 países. Durante os três dias de trabalho foram apresentados e aprovados a carta de princípios, o estatuto e um plano de ação 2011 – 2012.

 

A carta de princípios consolida percepções e ideias comuns das diversas ONGs presentes, aponta a emergência de um mundo mais justo, a defesa dos direitos humanos, da democracia e de uma forma de desenvolvimento inclusivo e amplo. Afirma também o direito à associação e a liberdade de expressar-se e comunicar-se na luta por um mundo mais justo e menos desigual. O Estatuto, por sua vez, formalizou a estrutura do FIP como uma rede internacional de articulação e incidência política frente às questões emergenciais no sistema internacional e nacionais.

 

A ação dos membros do FIP será feita através dos grupos de trabalho de diplomacia não governamental, ao todo são seis grandes temas:

- Acesso à água e ao saneamento básico

- Financiamento para o desenvolvimento

- Mudanças climáticas

- Luta contra as desigualdades e exclusão

- Regularização dos mercados agrícolas

- Prevenção de conflitos

 

O ano de 2011 será de grande atividade para os membros do Fórum. Os grupos de trabalho já estão programando diversas atividades. Durante a Assembleia Geral definiu-se um plano de trabalho e as prioridades de atuação nos seguintes espaços:

- Acompanhamento e incidência no processo G8/G20

- Realização de um estudo sobre fundos multi-financiadores

- Aprofundar uma agenda pós Objetivos do Milênio

- Participar da preparação e do encontro Rio + 20

- Participar do Open Forum – Fórum sobre a Eficácia do Desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil

- Manter a ampliar as alianças com outras redes e movimentos sociais através do Fórum Social Mundial e de outras articulações internacionais.

 

A ABONG faz parte desta rede como uma plataforma de ONGs associada e é uma das animadoras deste processo sendo umas das nove organizações do grupo de facilitação do Fórum Internacional de Plataformas. Durante a Assembleia, contou com a presença de três das/os suas/seus diretoras/es executivas/os – Vera Masagão Ribeiro, Aldalice Otterloo e Damien Hazard.

 

Para Vera Masagão “o espaço do FIP é importante para afirmar o lugar das OSCs na governança global e no acompanhamento das políticas públicas e na ação dos governos em âmbitos nacional e internacional”.

 

Para saber mais sobre o FIP e as atividades dos grupos de trabalho, acesse www.ong-ngo.org

 

Em breve, estará  disponível no site o relatório do encontro e os documentos aprovados em quatro línguas (espanhol, português, inglês e francês).

 

Outras informações e questões sobre a ação internacional da ABONG acesse nosso site www.abong.org.br ou escreva para isabelpato@abong.org.br

 

Por Isabel Pato – assessora de relações internacionais

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca