ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Ato simbólico contra Belo Monte reúne indígenas e militantes no gramado do Congresso

09/02/2011

Aconteceu na manhã desta terça-feira (8/2) um ato simbólico de protesto contra o projeto da megahidrelétrica de Belo Monte, que o governo pretende construir no rio Xingu, na área do município de Altamira(PA).

 

Cerca de 150 pessoas, entre indígenas, militantes ambientalistas e de direitos humanos estiveram presentes à manifestação, que teve início por volta das 9h e se concentrou no gramado em frente ao Congresso Nacional.

A presença de jornalistas e profissionais de mídia foi grande, inclusive de veículos de outros países, o que atesta o apelo internacional que possui o tema, por conta dos impactos socioambientais e do polêmico debate que vem se ampliando na sociedade civil.

 

Os participantes do ato dessa manhã estiveram reunidos em seminário realizado ontem (7/2) na Universidade de Brasília (UnB). Não se tratava, portanto, de uma manifestação de massas, mas de um protesto simbólico que contou a presença do cacique Raoni e de várias lideranças dos povos a serem afetados diretamente pela usina.

 

Leia o artigo “A miopia do debate energético”, de de Heitor Scalambrini Costa, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – clique aqui para ler.

 

Fonte: Conexão Brasília-Maranhão

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca